sábado, 26 de agosto de 2017

Vídeo mostra assassino de motorista do Uber em ação? Não é verdade!

Resultado de imagem para Imagem fortes

Mensagem tem circulado como se o crime fosse recente e no Brasil. Trata-se, na verdade, de imagem antiga, que retrata a morte de um taxista no Equador.

Vídeo mostra assassino de motorista do Uber em ação? Não é verdade!
Circula no WhatsApp e no Facebook um vídeo em que um passageiro atira contra a cabeça do motorista de um carro e depois furta documentos e dinheiro. O video é acompanhado por mensagens que dizem que a vítima é motorista do Uber e que o crime aconteceu nos últimos dias no Brasil. Não é verdade.
 (Foto: Arte/G1)
O vídeo, na verdade, retrata o assassinato do motorista de taxi José Gregorio Moreira Zambrano, de 63 anos, em maio de 2014, em Portoveijo, no Equador. As imagens são fortes. O caso foi fartamente documentado por jornais locais na época do crime. Desde então, o video passou a circular na internet em vários lugares do mundo.
Apesar de antigas, as imagens são compartilhadas como se tivessem ocorrido recentemente e despertam revolta em grupos do WhatsApp em São Paulo e no Rio de Janeiro. "De Nilópolis esse cara aí do vídeo abaixo. Ele não sabe que está sendo filmado", diz um usuário. "Vamos espalhar para tirar esse lixo da sociedade. Mata pra roubar moedinhas do Uber", dispara outro.
"Matador de Uber *ATENÇÃO* Covardia 😡😤 Que raiva", diz outra mensagem amplamente compartilhada.

Reprodução de mensagens de WhatsApp sobre boato (Foto: Reprodução/ WhatsApp)Reprodução de mensagens de WhatsApp sobre boato (Foto: Reprodução/ WhatsApp) 
  Frame de video que circula no WhatsApp  (Foto: Reprodução/ WhatsApp)
Frame de video que circula no WhatsApp (Foto: Reprodução/ WhatsApp)
É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. 

Da Redação com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...