quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Preso suspeito de golpes em venda de passagens aéreas e fraude em serviço estatal

Suspeito teria aplicado golpes na Paraíba e em outros cinco estados brasileiros, lesando mais de 50 pessoas, além de fraudar um serviço de deslocamento de pacientes do Ministério da Saúde

Central de Polícia Civil de João Pessoa
Central de Polícia Civil de João Pessoa
Um jovem de 28 anos, natural de São Paulo, mas residente há 10 anos em João Pessoa, foi preso nesta terça-feira (1º), na capital paraibana, suspeito de aplicar golpes em venda de passagens aéreas na Paraíba e em outros cinco estados brasileiros, além de fraudar um serviço estatal que beneficia pacientes que necessitam de deslocamento para tratamento dentro do país.

Segundo o delegado João Ricardo, da Delegacida de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa, que confirmou os crimes nos seis estados, mas que, neste momento das investigações, não indicou quais são os outros além da Paraíba, pelo menos 50 vítimas, que se organizaram em um grupo de WhatsApp, teriam sido lesadas.

Conforme investigações da DDF, o suspeito agia alegando aos clientes que teria milhas para vender e, mediante o recebimento de pagamento de R$ 400 para supostas passagens para todo o Brasil, emitia um código falso de rastreamento da passagem. Quando as vítimas buscavam os bilhetes que teriam adquirido, descobriam que haviam caído em um golpe. Nesse caso, a fraude teria movimentado pelo menos R$ 20 mil.

O detido confessou à polícia que também agia de outra maneira, desta vez lesando os cofres públicos:

“Ele trabalhava em uma empresa de turismo sediada em Brasília que prestava serviços para a Secretaria de Saúde da Paraíba. Encontramos documentos no quarto dele que indicavam fraudes no programa de ‘Tratamento Fora de Domicílio (TFD)’, através do qual o Ministério da Saúde custeia passagens aéreas de pacientes para tratamentos em outros locais do país. Ele falsificava requisições dessas passagens e disse que, por quatro meses, fez emissões delas, desta vez verdadeiras, e as vendeu pela internet. Porém, ainda é cedo para determinar quanto teria sido desviado dos cofres públicos”, contou João Ricardo.

O jovem detido é suspeito de agir também contra uma colega de apartamento, cujos documentos teriam sido furtados para a abertura de uma conta bancária, na qual haviam sido feitos depósitos de parte dos valores encaminhados pelas vítimas, além de emissão de talões de cheques. “Ela só descobriu isso hoje e se assustou porque disse que nunca tinha solicitado talões de cheques”, acrescentou o delegado.

O suspeito detido está sendo enquadrado no crime de estelionato e foi encaminhado à carceragem da Central de Polícia Civil da Capital, no bairro do Geisel, na Zona Oeste da cidade. Nesta quarta-feira (2), ele será submetido a audiência de custódia.
A polícia seguirá investigando os golpes e tentando localizar outras possíveis vítimas. Denúncias podem ser feitas através do número 197 (Disque Denúncia da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social), havendo a garantia do anonimato.

Da Redação com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...