sexta-feira, 13 de novembro de 2009

BLOG É A SENSAÇÃO DO MOMENTO NA INTERNET

No final de agosto, foi divulgada pelo site Technorati a quinta edição de um estudo anual que eles chamam de State of The Blogosphere. Esse estudo é importante e aguardado por especialistas do mundo inteiro porque representa uma grande pesquisa sobre o perfil dos blogueiros e sobre o que eles andam blogando. Pena que a metodologia utilizada deixa de atrair significativa parte de blogueiros de fora dos Estados Unidos, principalmente de países cuja a língua não é o inglês, como observou em seu blog a pesquisadora Raquel Recuero. Por isso, muitos analistas consideraram que não se pode, a partir desse estudo somente, tomar muitas conclusões a respeito de como se bloga no Brasil.
Não existe por aqui ainda uma pesquisa específica sobre blogueiros com a abrangência do estudo do Technorati. Mas dados de pesquisas de internet realizadas por vários institutos mostram que nos países não apenas bloga-se de maneira distinta, mas também que que o tipo de blog mais procurado pelos internautas brasileiros é bastante diferente de outros lugares do mundo. E, nos últimos anos, tanto o perfil de quem bloga como o perfil de quem lê blogs no Brasil vê mudando rapidamente.
Os dados do IBOPE//NetRatings, que trazem muita informação sobre quem lê blogs, mostram que em agosto de 2008 12,8 milhões de pessoas navegaram pelo menos uma vez em algum blog a partir de computadores domiciliares, número equivalente a 52,5% de todos os internautas do mês. Ou seja, mais da metade de quem navega de residências leu blogs em agosto. Um ano antes, eram 8,7 milhões de usuários ou 45% dos internautas do mês.
Esse crescimento do número de leitores pode indicar que o interesse dos internautas pelo conteúdo dos blogs aumentou. Mas também pode significar que o consumo de blogs cresceu porque mais blogs passaram a existir nos últimos meses . E ainda mais: que esses novos blogs que estão sendo criados trazem um tipo de conteúdo de maior atração e importância para os internaultas que estão conhecendo a rede agora.
Existem muitas maneiras de um blog ser classificado. Em seu blog, o professor Alex Primo, que estuda o uso da internet, disse que um blog pode ser profissional, pessoal, grupal ou organizacional, e , a partir da análise do conteúdo, também poderia ser reflexivo, informativo, informativo interno, e auto-reflexivo, o que levaria a uma combinação de até 16 diferentes tipos de blogs.
Para simplificar, admito a existência de dois tipos, que são o profissional e o amador. O blog profissional quase sempre está ligado a um portal ou a um site de jornalístico e é também frequentemente de responsabilidade de um profissional reconhecido no mercado. Pode ser jornalístico, pode ser de humor, pode ser de curiosidades, mas continua ligado a um nome conhecido ou a uma instituição que se responsabiliza pelo conteúdo. O blog amador, nessa classificação simplificada, pode falar dos mesmos assuntos que o blog profissional mas sua principal característica é ser produzido por uma pessoa, digamos, praticamente, anônima.
Entre os blogs profissionais, que estão portanto frequentemente destacados na capa dos portais, os que fazem mais sucesso, de acordo com com os números do IBOPE//NetRatings, são principalmente os de esporte, humor, celebridades, política, música, curiosidades e moda. Por isso, todo mês, entre os blogs profissionais com mais de 50 mil usuários residenciais, há blogs com esse tipo de conteúdo. Alguns chegam a ter 300 mil usuários únicos mensais.
Na lista dos blogs amadores, até há alguns sucessos que perduram por vários meses entre os primeiros, mas a regra é a existência de alguns hits momentâneos acompanhados de uma lista infinita de audiências fragmentadas. Os que oferecem conteúdo humorístico destacam-se há muito tempo em quantidade de usuários. Os internautas também lêem com freqüência blogs amadores são conselhos de saúde e alimentação, divulgam fotos escaneadas das revistas adultas do mês e dão dicas de informática. Mas o que mais vem crescendo em atração da audiência dos blogs amadores são os de downloads de conteúdos distribuídos na rede sem preocupação com direitos autorais.
São esses conteúdos os maiores responsáveis pelo salto na leitura de blogs do Google blogger e do Wordpress, nos últimos meses. A audiência única conjunta desses dois agregadores cresceu 66% no período de um ano, ao aumentar de 6,5 milhões em agosto de 2007 para 10,7 milhões de usuários em agosto de 2008.
E a maior parte da audiência dos blogs amadores origina-se a partir de buscadores. Para alguns blogs, chega-se a ter uma taxa de 70 % de transferência. Por isso é que nesses blogs não nenhuma relação entre o tamanho da audiência e a quantidade de comentários. Na maioria dos mais visitados não há nenhum comentário. A relação é maior com a quantidade de conteúdo textual existente nas páginas.
Os blogs que conseguem juntar muito texto em suas páginas têm maior probabilidade de ser alcançados por quem faz buscas na internet. E, em geral, o internauta passa muito pouco tempo nessas páginas, já que ele age como um salteador, apenas coletando rapidamente a informação que lhe interessa e saindo em busca de outras fontes.
A média é de cerca de seis minutos somados no mês por internauta que visita páginas do Wordpress e do Blogger, que é um tempo muito pequeno para tanto conteúdo disponível nesses sites. Os internautas brasileiros passam muito mais tempo nos sites de comunidades e nos mensageiros instantâneos, o que confirma que os brasileiros consomem de tudo, mas ficam mais se comunicando do que se informando.
A partir de cruzamentos de dados do IBOPE//NetRatings, eu projeto que dos leitores de blogs 17% não apenas lêem, mas também produzem seus próprios blogs ou comentam nos blogs que visitam, e que o tempo de blogagem é o dobro do de leitura. Além disso, o perfil é um pouco diferente. Eu calculo que a média de quem bloga ou comenta tem mais homens que a média de quem lê, principalmente da faixa de 18 a 24 anos.
O perfil de quem bloga no Brasil também está ficando mais maduro. Os blogs estão deixando de ser uma forma de expressão dos adolescentes e aproximando-se mais dos adultos. Esse tipo de conclusão também pode ser obtido com a análise de outras pesquisas.
A pesquisa Tic Domicílios e Usuários, do Comitê Gestor da Internet, mostrava em 2005 que 10,2% dos respondentes diziam criar ou atualizar blogs, com uma proporção muito maior dessas pessoas entre quem morava no Distrito Federal, era das classes A e B e tinha entre 16 e 24 anos. Na pesquisa de 2007, o índice de blogagem subiu para 13% e as diferenças de região, de classe e de idade caíram. O que significa que aumentou entre os blogueiros a proporção de pessoas da idade adulta, das classes C,D e E, e de outras regiões do país.
Nos últimos meses houve uma popularização da internet, com mais pessoas comprando computador ou freqüentando lanhouses. Por causa disso, não só para produção e leitura de blogs, mas para todas as atividades realizadas na internet houve recentemente uma grande mudança no perfil de navegação.
A pesquisa Internet Pop, realizada anualmente pelo IBOPE Mídia, mostrou em sua ultima edição, divulgada no final de 2007, que as classes C, D e E já representam metade dos internautas. A tendência é que, a partir de agora, a população C,D e E passe a ter maior participação na internet que as classes A e B.
Esses novos usuários de internet no Brasil rapidamente adaptaram as facilidades proporcionadas pela rede para seus interesses e necessidades. E a navegação em blogs reflete essas mudanças. Por isso esse crescimento expressivo do uso de blogs amadores, que também evolui no resto do mundo, mas apresenta no Brasil características cada vez mais populares e cada vez menos parecida com a idéia de que blogs são um diário de adolescentes ou um espaço de debates inflamados. As empresas que pretendem aproveitar o avanço da internet em direção a todas as classes sociais precisam começar a entender essas mudanças. Os blogs são espaços em que as pessoas estão consumindo muita informação e muitos produtos ou serviços que podem ser entregues on-line, mesmo que neste momento gratuitos. É aí que está a grande oportunidade de aproximação.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo
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