quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Temporal provoca estragos na Baixada Fluminense



RIO - O temporal que atingiu o Rio na noite desta quarta-feira provocou estragos nos municípios de Duque de Caixas, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e em Tanguá. Em Nova Iguaçu, três pessoas morreram após uma casa ser atingida por um deslizamento de terra na Reserva Biológica de Tinguá. Em Campos Elíseos, 38 pessoas foram desalojadas, e em Tanguá, na Região Metropolitana, 600 estão desabrigados. Somente na rede estadual, 3224 alunos estão sem aulas por causa das chuvas.
Segundo bombeiros, o agricultor José Severino Frias, de 48 anos, e o filho Marlison José de Frias, de 22, foram encontrados mortos entre os escombros da casa, na Rua Trajano, no Bairro da Biquinha. A mulher do agricultor, Ângela Maia da Silva, 40, e o filho Jônatas José de Frias, 19, foram encontrados com ferimentos e levados para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. A filha do casal, Jenifer José de Frias, de 15, que ficou desaparecida por algumas horas, também foi encontrada morta pelos bombeiros. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil informou que o quadro da mãe é estável e que o paciente Jônatas passará por uma cirurgia, pois foi atingido na cabeça, mas segue lúcido e orientado.
A Rua João da Silva Bueno, no centro de Tinguá, foi uma das mais afetadas pela chuva. Cerca de 40 famílias perderam seus pertences depois que o Rio Tinguá, paralelo à rua, transbordou. Os moradores estão tentando recuperar geladeiras, aparelhos de TV e fogões, entre outros eletrodomésticos que ficaram submersos. A água do rio chegou a 1,50 metro de altura.
O governador Sérgio Cabral, a secretária estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos, e o ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira, sobrevoaram de helicóptero os municípios da Baixada Fluminense atingidos pela chuvas. Segundo o ministro, serão liberados recursos do governo federal para a recuperação dessas cidades. Marilene Ramos colocou à disposição dos município máquinas e equipamentos para o trabalho emergencial de desobstrução de rios e canais e limpeza de ruas.
Além do Colégio Estadual dos Lírios, que tem 435 alunos e fica no distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu, estão fechados por decorrência das chuvas os colégios estaduais Sargento Wolff (onde estudam 1598 alunos) e Jardim Ipê (com 1191 alunos), ambos em Belford Roxo.

Em Duque de Caxias, ocorreram cinco desabamentos e a 62ª DP (Imbariê) ficou alagada. Um bebê foi resgatado numa banheira por moradores no meio do alagamento na manhã desta quinta. Foram interditadas três casas no bairro Parque Fluminense, duas no Capivari e sete em Vila Maria Helena.
Em Campos Elíseos, 38 pessoas estão desalojadas por conta de quatro desabamentos de residência, cinco deslizamentos de terra e 15 casas interditadas. Segundo a prefeitura, a situação ficou pior neste bairro por causa do assoreamento do Canal Fabor, que impediu o escoamento das águas. O canal passa por dentro da Reduc.
- Vamos exigir que a refinaria faça a limpeza do canal, pois é uma atribuição do Superintendente da Petrobras que não foi executada - declarou Zito.
No bairro Pilar, um quarteirão desapareceu debaixo d'água, ao lado da sede da prefeitura de Caxias. Os desalojados foram levados para um posto de saúde, onde receberam cobertores e alimentos. Grandes áreas alagadas também foram registradas nos bairros Ana Clara, Parque Império, Marilândia, Cangulo,Jardim Primavera, Figueira, Jardim Anhangá, Parque Muísa, Cidade dos Meninos, Pantanal e São Bento.
A Defesa Civil do município também registrou quedas de barreiras na Avenida Presidente Kennedy, uma das principais da cidade, que foi interditada. O trânsito teve que ser desviado para a Rodovia Washington Luiz, que já sofre com engarrafamento causado por um acidente e com as pistas alagadas . Segundo o comandante da Defesa Civil de Duque de Caxias, coronel Ronaldo Reis, desde a tarde desta quarta-feira até a madrugada desta quinta choveu 76 milímetros no município, ou seja, mais da metade da quantidade de chuvas esperada para o mês de novembro.

A cidade de Tanguá, na Região Metropolitana, também foi alagada por uma forte tromba d'água que caiu na noite desta quarta. Segundo a Defesa Civil do município de Tanguá, seis mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no município e 196 moradores desalojados ocupam dois abrigos. Pela manhã, o prefeito da cidade, Carlos Pereira, disse, no entanto, que 600 moradores estão desabrigados, sendo que 200 ocupam provisoriamente duas escolas e 400 estão alojados em casas de vizinhos e amigos. Segundo o prefeito, a situação é de calamidade.
Em Penedo, no Sul do Rio de Janeiro, uma hora de chuva foi capaz de causar grandes estragos. No bairro Formigueiro, a rua principal foi inundada pela água, que atingia a altura dos joelhos dos moradores. Alguns carros ficaram amassados após serem arrastados pela correnteza.
Rio Maracanã transborda No fim da noite de quarta-feira, pancadas de chuva atingiram alguns bairros da Zona Norte da cidade. O Rio Maracanã transbordou, deixando as principais ruas do bairro e da Praça da Bandeira alagadas.
Pedestres enfrentam a inundação às margens do Rio Maracanã / Foto: Gustavo Stephan - O Globo
Também devido à chuva, os voos no aeroporto Santos Dumont, cuja pista principal passa por obras, foram alternados para o aeroporto Internacional Tom Jobim por questão de segurança. Já o Tom Jobim operou com restrições. Muitos voos atrasaram, alguns chegaram a ser cancelados e outros tiveram ainda que voltar para o aeroporto de origem.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta quinta-feira é de tempo nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...