quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Haitianos protestam contra necessidade de segundo turno para eleger presidente

Manifestantes são contra o resultado da eleição de 28 de novembro


Eduardo Munoz/ReutersEduardo Munoz/Reuters
Barricadas de fogo foram erguidas nas ruas da capital, Porto Príncipe
Centenas de pessoas sairam às ruas da capital do Haiti, Porto Príncipe, para protestar contra a necessidade de um segundo turno para decidir quem será o novo presidente do país. A confirmação do segundo turno foi anunciada por autoridades eleitorais nesta quarta-feira (8), minutos antes dos distúrbios começarem.
O candidato governista Jude Celestin e a ex-primeira-dama Mirlande Manigat foram os dois mais votados na eleição do dia 28 de novembro. O segundo turno está  marcado para o dia 16 de janeiro de 2011.
A Embaixada dos Estados Unidos no Haiti emitiu um comunicado levantando dúvidas sobre os resultados anunciados. Na nota, os EUA afirmam que o segundo turno pode não ser compatível com "a vontade do povo haitiano".
Testemunhas disseram que os protestos são liderados pelos apoiadores do candidato Michel Martelly, popular músico haitiano que ficou na terceira posição, com diferença de apenas um ponto percentual de Celestin, candidato apoiado pelo atual presidente, René Préval.
Durante as eleições, Martelly acusou Préval e Celestin de tentar fraudar o pleito.
Tiros foram disparados e uma barricada em chamas foi erguida nas ruas do bairro Petionville. Os manifestantes gritavam slogans de apoio a Martelly e contra a saída de Préval. Policiais fortemente armados tomaram as ruas da capital e tentavam controlar os manifestantes.

Da Redação com  R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...