Pelo menos 13 foram registrados até as 10h desta quinta-feira (13).
Falta de atenção dos motoristas contribuiu para os acidentes, diz PRF.
Um dos acidentes aconteceu na BR-101 e deixou o trânsito lento (Foto: Walter Paparazzo/G1)
A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba registrou até as 10h desta
quinta-feira (13) 13 acidentes nas rodovias e estradas federais que
cortam o estado em decorrência das chuvas. Segundo a assessoria de
comunicação da PRF, a maior parte dos acidentes aconteceu na Região
Metropolitana, nas BRs 101 e 230. Ainda de acordo com a PRF,
aquaplanagem e saída de pistas foram os motivos principais dos
acidentes.Dos 13 acidentes registrados, 11 foram nas BR-101 e BR-230. “As informações que nos chegam até agora é que em nenhum dos acidentes houve vítimas, apenas danos materiais”, afirmou Poddis.
Para o inspetor Anderson Poddis, a falta de atenção dos condutores em dias como esta quarta-feira tem sido a causa dos acidentes. “A chuva não causa acidente, é algo da natureza. O que provoca acidente é que os motoristas não redobram a atenção, não têm o devido cuidado”, acrescentou.
Trechos de alagamento
Segundo a assessoria da PRF, os motoristas “devem ter o máximo de atenção” no KM 96 da BR-101 no sentido Recife-João Pessoa por conta do risco de aquaplanagem em virtude de alagamento. Outro ponto que requer atenção redobrada na BR-101 é um trecho localizado no KM 112, ainda no sentido Recife-João Pessoa, antes da chegar no posto da PRF de Mata Redonda.
Ainda de acordo com a PRF, na BR-230 um ponto de alagamento fica próximo ao posto de Bayeux, Grande João Pessoa. O trecho em que pode haver aquaplanagem em virtude de alagamento fica 500 metros antes ee 500 metros depois do posto da PRF. Já em João Pessoa, um ponto em que os motoristas devem ficar atentos é próximo ao viaduto que dá acesso ao bairro de Manaíra.
“Nesse trecho, há um acúmulo de água muito grande e uma curva vertical, o que impossibilita a visão dos motoristas, aumentando o risco de acidentes”, detalhou Anderson Poddis.
Dicas de segurança
O inspetor da PRFdá dicas aos motoristas para diminuir os riscos de acidentes por causa das chuvas e manter distância de um veículo para outro é uma delas. “Manter uma distância segurança é fundamental. Caso haja alguma frenagem brusca, não ocorrerá uma colisão traseira, causa de grande parte dos acidentes”, explicou Anderson Poddis.
Diminuir a velocidade e calibrar os pneus do veículo ajudam a diminuir os riscos de aquaplanagem. “São medidas simples que propiciam uma viagem tranquila, sem tanto estresse e podem até salvar vidas”, finalizou Anderson Poddis.
Mário Luiz (Carioca) com G1 PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário