terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conferência das Cidades discute políticas de mobilidade urbana



Começa hoje a 10ª edição da Conferência das Cidades, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. O tema do encontro neste ano é a mobilidade urbana. Serão discutidos ações, experiências e programas relativos a transporte coletivo urbano, meios alternativos de transporte nas cidades, tarifas dos serviços de transporte coletivo, acessibilidade, mobilidade urbana sustentável e políticas públicas para o setor.

A abertura do evento está marcada para as 14 horas, no auditório Nereu Ramos. Nos dois dias de debate, serão realizados três painéis. No primeiro, programado para hoje, será feito um diagnóstico da mobilidade urbana no País, com discussões sobre o impacto econômico do problema e de suas soluções, o transporte coletivo como mecanismo de inclusão social e as políticas de financiamento para o setor.

Na quarta-feira (2), pela manhã, o tema do painel será "Experiências Nacionais e Internacionais", com palestras do arquiteto Jaime Lerner; do presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, Dilson de Moura Peixoto; e de representante da associação italiana Trasporti Asstra.

Na tarde de quarta-feira, o painel será sobre as oportunidades e desafios do setor, quando serão discutidos responsabilidade e inclusão social, a Copa do Mundo de 2014 e o papel do legislativo.

Selo Cidade Cidadã
No encerramento do evento, a comissão vai entregar os prêmios do concurso "Selo Cidade Cidadã", que neste ano vai premiar os municípios com boas políticas de mobilidade urbana. Participaram municípios de todo o País, divididos em duas categorias populacionais: até 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Serão premiados os municípios de Forquilhinha (SC), Leme (SP), Contagem (MG) e Natal (RN). A solenidade de entrega está marcada para as 17h15, no auditório Nereu Ramos.

Durante a conferência, a comissão também promove exposição de peças do Museu de Transporte Urbano e o lançamento dos livros "20 Anos de Lições de Trânsito", e "Desenvolvimento Sustentável - Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto de Vizinhança". A exposição será instalada no Espaço do Servidor no anexo 2 da Câmara. A abertura da mostra e o lançamento dos livros estão marcados para hoje, às 11 horas.

REPORTAGEM: MÁRIO CARIOCA ( CENTRAL CONDE DE JORNALISMO )
EDIÇÃO DE TEXTO: RAFAELA SOARES
FOTOS: TV CONDE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...