sábado, 26 de setembro de 2009

Imagens mostram momento da explosão de loja de fogos em Santo André


Câmera de segurança registrou estouro de artefatos e fumaça.
Acidente ocorreu na quinta (24); duas pessoas morreram.
A câmera de segurança de uma empresa que fica a 60 metros da loja de fogos de artifício que explodiu em Santo André, no ABC, gravou o momento da explosão. Com o impacto, a câmera tremeu. Apareceram diante da lente fagulhas e muita fumaça.

O equipamento registrou o horário exato do acidente: 12h36 de quinta-feira (24). Por causa da explosão, duas pessoas morreram, 12 ficaram feridas e quatro casas acabaram destruídas.
As imagens mostram um grande clarão. Fogos e pedaços de madeira voam pela rua e quebram os vidros das janelas. O prédio, então, treme. Em seguida, o teto desaba.

“Resvalou em mim e eu não sabia se ia para lá ou para cá. Então, fiquei embaixo do batente. Fiz isso para me proteger”, afirmou Flávio de Nadai, dono da empresa.


Como houve um intervalo entre as explosões, várias pessoas correram, evitando assim uma tragédia ainda maior.

Nesta tarde foi enterrado Denian Castelani, primo do dono da loja. Mas o comerciante Sandro Castelani e a mulher dele não estiveram no enterro. Eles desapareceram na
tarde de quinta-feira, logo depois da explosão.

Depoimentos
Vizinhos contaram à policia que o comerciante estava no telhado da loja, mexendo numa antena. Eles dizem ter visto uma faísca. Em seguida, as luzes das casas piscaram. A porta da loja estufou e começaram as explosões.

A polícia confirmou que Sandro Castelani estava na loja e que ele e a mulher resolveram fugir quando perceberam que tudo tinha ido pelos ares. Dois amigos contaram à policia que tentaram segurar o comerciante, mas ele conseguiu se livrar e foi embora apressado.

Doze pessoas já foram ouvidas pela policia. A mãe de Sandro, que passou a noite no hospital, recebeu alta e prestou depoimento. Aos policiais ela negou que ocorresse a fabricação de fogos de artifício no imóvel. Foi uma versão diferente do que testemunhas relataram à policia.

Hoje foi confirmado que a loja tinha autorização da Polícia Civil para comercializar fogos, mas faltava um alvará municipal. Nesta sexta-feira, a polícia de Santo André recebeu denúncias de outras lojas que estocavam fogos. Duas foram fechadas e tiveram os estoques apreendidos porque estavam com autorização vencida.


Investigação

A perícia, que começou na manhã desta sexta-feira (25), pode auxiliar a descobrir a causa da explosão. Foram analisadas também as condições dos imóveis vizinhos.


Segundo a polícia, havia ao menos 100 kg de explosivos na loja no momento do acidente.

O empresário Maycon Niedhardt disse que ainda tentou deter a fuga de Sandro. “Corri até ele. Segurei ele para não deixar ele fugir. Só que minha mãe passou mal ao lado e eu tive que soltá-lo.”

Sandro já foi autuado em flagrante por posse ilegal de fogos de artifícios em 2002.

REPORTAGEM: MARIO CARIOCA
EDIÇÃO DE TEXTO:RAFAELA SOARES
VIDEO: GLOBO.COM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...