terça-feira, 1 de setembro de 2009

Morre o ministro do STF Carlos Alberto Direito


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Alberto Menezes Direito, de 66 anos, morreu na madrugada desta terça-feira, dia 1º, no Rio, devido a complicações no pâncreas.

O corpo do ministro está sendo velado no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, antigo prédio do STF na capital fluminense. A família já está no local.

Até o momento confirmaram presença no velório os ministros Gilmar Mendes, presidente do STF, Cezar Peluso, Cármen Lúcia, Eros Grau, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio. O Supremo cancelou todas as sessões desta terça-feira em razão do falecimento.

Direito estava de licença-médica há quase quatro meses. Ele havia sido submetido a uma cirurgia no Hospital Samaritano para a retirada de tumores no pâncreas. Depois de uma recuperação satisfatória, foi internado novamente no sábado, indo direto para a Unidade de Terapia Intensiva, onde respirava com a ajuda de aparelhos.

O ministro foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o STF em 2007 substituindo Sepúlveda Pertence. Antes de chegar ao Supremo, ele foi ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Casado com uma advogada e professora aposentada, ele deixa três filhos (um deles juiz) e seis netos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...