segunda-feira, 14 de setembro de 2009

‘Dia D’ contra pólio ganha reforço de instituições privadas e filantrópicas


A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Pólio será aberta oficialmente na Paraíba no próximo sábado (19), no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa. O objetivo é imunizar pelo menos 95% das 316.674 crianças paraibanas menores de 5 anos, contra a paralisia infantil.

O ‘Dia D’ vai ganhar o reforço de instituições privadas e filantrópicas, a exemplo do Rotary Clube, Maçonaria, Unipê, Unimed e redes de supermercados, que além de distribuir material educativo com a população disponibilizarão postos volantes de vacinação. Em todo o Estado serão montados 520 postos provisórios, além dos 1.000 fixos, que estão distribuídos nos 223 municípios paraibanos.

O coordenador de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walter Albuquerque, lembra que algumas dessas instituições já haviam aderido à mobilização contra a pólio em outros anos, e nesta etapa resolveram fazer isso de forma oficial, como é o caso do Rotary, Unipê e Lojas Maçônicas.

“Elas resolveram mobilizar os funcionários e clientes, em uma espécie de campanha interna. Quatro grandes redes de supermercados que atuam no Estado (Pão de Açúcar, Hiperbompreço, Carrefour e Extra) manterão postos volantes no sábado, o ‘Dia D’ da campanha”, informou.

Campanha só no sábado – A SES já distribuiu as doses de vacinas com os municípios, mas Walter Albuquerque observou que antes do ‘Dia D’ só devem receber a vacina contra a pólio as crianças com a recomendação no calendário vacinal, ou seja, que têm vacinação agendada para os dias que antecedem a campanha.

“As demais crianças com o calendário vacinal em dia devem tomar o reforço da vacina no sábado, porque quanto mais forem vacinadas no mesmo dia, maior a barreira criada contra o vírus. Só atingindo um grande número de crianças, a campanha terá o efeito esperado, que é a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente”, explicou.

O ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio será aberto oficialmente às 8h30 no pátio do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, no Bairro de Jaguaribe, e deverá contar com as presenças do governador José Maranhão; do secretário da Saúde, José Maria de França e outras autoridades. Na oportunidade, será oferecido um café da manhã às crianças, com a distribuição de camisetas alusivas à campanha e a apresentação de grupos teatrais e bandas de música. As crianças também irão se divertir nos brinquedos que serão instalados no local.

REPORTAGEM: MARIO CARIOCA
EDIÇÃO DE TEXTO:RAFAELA SOARES
FOTOS: CENTRAL CONDE DE JORNALISMO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...