segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Hospital de Emergência e Trauma arrecada brinquedos para crianças carentes




‘Faça uma criança sorrir e doe brinquedos’. A campanha realizada pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), em João Pessoa, pretende arrecadar ainda livros e revistas infantis, para comemorar o ‘Dia das Crianças’ e também abastecer a brinquedoteca da unidade.

Funcionários, usuários e qualquer pessoa da sociedade podem fazer a sua doação até o próximo dia 4 de outubro, no posto de coleta que funciona na ala infantil no primeiro andar do hospital. A campanha também é aberta às empresas.

Todo o material arrecadado será distribuído com as crianças internadas no HT durante a semana dedicada a elas, comemorada entres os dias 5 e 9 de outubro. Para tanto, a coordenação da pediatria preparou uma programação especial no período da tarde, com a participação de uma ‘brinquedista’ e atividades com jogos lúdicos, estímulo com desenhos e exibição de filmes infantis.

Palestras – Dentro do cronograma, ainda constam palestras com profissionais de nutrição e psicólogos, tendo como público alvo os pais. As crianças também vão receber a visita dos ‘Doutores da Alegria’, parceiros antigos do Hospital de Trauma, que rotineiramente levam divertimento aos internos.

Encerramento a semana, a direção promove uma confraternização com a distribuição dos brinquedos. O restante das doações será para a brinquedoteca, o que vai contribuir para o desenvolvimento de atividades lúdicas durante o período de internação.

Diferencial – A médica Maria das Neves Batista Chianca, coordenadora da Pediatria do Trauma, explicou que o trabalho lúdico desenvolvido no hospital é de fundamental importância para a recuperação das crianças.

“Existe um diferencial nas crianças que chegam ao Hospital de Trauma. Devido a um súbito acidente, elas têm sua rotina alterada. Essa atividade lúdica que o hospital oferece ameniza o sofrimento delas, ajudando assim na recuperação, não só físicas, mas emocional. É uma experiência incrível, a exemplo de casos em que a criança não falava, e a partir de uma brincadeira, voltou a sorrir, gesticular. É muito gratificante”, ressaltou a coordenadora da pediatria.

Dicas – Os brinquedos para doação podem ser novos ou semi-novos. Se usados, verificar o bom estado de conservação dos mesmos. Os voluntários devem ficar atentos a algumas recomendações na hora de comprar. A preferência é de brinquedos de plástico, que possam ser lavados e não possuam pequenas peças, para evitar que a criança engula.

“Pedimos que as pessoas doem presentes como bonecas, carrinhos, jogos lúdicos e bolas, evitando as pelúcias, pois geralmente as crianças são alérgicas”, recomendou a enfermeira Vanderlúcia.

Estrutura – O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa disponibiliza 12 leitos na enfermaria pediátrica e cinco na observação. Outros três leitos funcionam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro na Unidade de Terapia de Queimados (UTQ). Mensalmente, são atendidas no HT cerca de 700 crianças vítimas de queda, acidentes, choque, entre outros fatores. Desse total, 80 ficam internas em média de três a cinco dias.

Recentemente, a atual direção do Hospital de Trauma reformou e humanizou toda a Pediatria. O ambiente ganhou decoração com temas infantis como forma de se aproximar cada vez mais do convívio familiar.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma
REPORTAGEM: MARIO CARIOCA
EDIÇÃO DE TEXTO:RAFAELA SOARES
FOTOS: CENTRAL CONDE DE JORNALISMO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...