terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Ela foi aceita com todos os defeitos", surpreende-se Dira Paes com sua Norminha


Norminha, personagem de Dira Paes Norminha, personagem de Dira Paes

A não ser pelo nome, nada em Norminha é no diminutivo. A personagem de "Caminho das Índias" é uma concentração de exageros, com seus saltos número 12 e sutiãs coloridos que transbordam pelo decote. Na opinião de Dira Paes, que incorporou a voluptuosa dona de casa nos últimos oito meses e viu o papel se tornar um dos mais comentados da novela, é exatamente esse perfil que tende aos excessos que impulsionou o comportamento nada pudico de Norminha. Especialmente quando o assunto é o sexo oposto.

"Existe o amor pelo marido, que ela idolatra", defende Dira. "Mas existe também uma incontinência de sedução dentro dela. Ela tem uma necessidade em último grau de seduzir", define a atriz. Nada disso, porém, impede que muitos torçam para que Abel, o marido traído vivido por Anderson Müller, aceite a esposa de volta. Dira também acredita no retorno da união, mas não concorda com uma conciliação sem mudanças. "Acho que tem de haver algum tipo de transformação. Não que ela se redima e vire uma mulher exemplar, mas acho que as pessoas têm de pagar um pouco por seus atos impensados quando envolvem outras pessoas", justifica.

O distanciamento com que Dira fala da personagem não é total, mas é impossível não observar o abismo que há entre as duas quando o assunto são suas personalidades. Norminha é quase uma caricatura - e a própria atriz reconhece nela uma imagem arquetípica -, mas o que existe de possível em seu perfil passa longe do estilo "ao natural" que a paraense exibe fora do set. "Coloco minha porção 'Norminha' para fora quando quero. Mas sempre ouço as pessoas falando 'você parece uma menina'", conta ela, que completou 40 anos em junho.

Mesmo reconhecendo que o figurino não tem lá muito a ver com seu próprio gosto, Dira reforça a importância das peças no processo de "incorporar" a personagem ao longo da trama. "Fico muito feliz que o meu sapato, que usei em tantas cenas, tenha uma história. As minhas roupas tiveram vivência, assim como a maquiagem: o batom que eu usei está no final. Vai acabar junto com a novela", sensibiliza-se.

REPORTAGEM: MARIO CARIOCA
EDIÇÃO DE TEXTO:RAFAELA SOARES
FOTOS: CENTRAL CONDE DE JORNALISMO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...