quarta-feira, 20 de junho de 2012

Frei Anastácio elogia Ministério Público Federal por ação contra Sudema


O deputado estadual Frei Anastácio (PT) elogiou hoje (20), no plenário da Assembléia Legislativa, a iniciativa do Ministério Público Federal que ajuizou ação contra a superintendente de Administração de Meio Ambiente (Sudema), Ana Lúcia Queiroz Espínola, em razão da expedição de licença ambiental duplicada em favor da AFA – Construções ME, que explora o rio Paraíba. “Parabéns ao Ministério Público que revolveu agir para acabar com essa agressão desenfreada que está acontecendo ao rio Paraíba”, disse.
Frei Anastácio lembrou que existe um Fórum em Defesa do rio Paraíba, que foi criado a partir de uma iniciativa do mandato dele, formado por diversas entidades, prefeituras, sindicatos, associações e universidades. “Esse fórum já esteve na Procuradoria da República e entregamos documentos sobre a retirada indiscriminada de areia do rio. E iremos continuar lutando, em busca de justiça para o rio que está sendo assassinado”, declarou.
Frei Anastácio disse que a empresa tirou licença para realizar pesquisa mineral, no entanto, estava está extraindo areia comercialmente. “O pior é que forjaram documento retirando a condicionante que limitava o local de execução da atividade de pesquisa mineral e ao substituir a versão original pelo modelo por ela produzido, em ofensa aos princípios da legalidade e moralidade administrativa. Além disso, a ex-superintendente da Sudema, segundo a ação do Ministério Público, assinou a licença ambiental como se ainda fosse superintendente da Sudema”, relatou.
A ação ajuizada relata que a primeira versão da mencionada licença condicionava a atividade de pesquisa mineral a uma área de 10 hectares, inserida em trecho do Rio Paraíba, localizada na Fazenda Três Irmãs, situada no município de Salgado de São Félix. Já a versão alterada, assinada pela demandada, trouxe o mesmo número e data de emissão (mas Selo de Autenticação diverso nº009249) e suprimiu a expressão “trecho do Rio Paraíba localizado na Fazenda Três Irmãs”.
Segundo o MPF, a alteração modificou significativamente a área a ser explorada pela empresa AFA – Construções Ltda., tendo em vista que os 10 ha autorizados pela Sudema não estariam mais limitados ao “trecho do Rio Paraíba localizado na Fazenda Três Irmãs”, mas poderiam ser explorados ao longo dos 149,16 ha requeridos ao DNPM, inclusive no município de Itabaiana, onde efetivamente foi constatada a atividade de extração mineral da AFA.
O MPF pede a condenação pela prática de atos de improbidade administrativa atentatórios aos princípios que regem a administração pública, de acordo com o artigo 11 da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa). Entre as penalidades estão suspensão dos direitos políticos, perda da função pública que eventualmente exerça no momento da condenação, multa civil, proibição de contratar com o poder público e de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo três anos.

Mário Luiz (Carioca) com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...