sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rio de Janeiro pode virar patrimônio da humanidade

Vista noturna da cidade: beleza natural com intervenção humana



Vista noturna da cidade: beleza natural com intervenção humana Foto: Custódio Coimbra / 

 O carioca pode ter mais um motivo para comemorar neste fim de semana. Na madrugada de sábado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) avaliará se as belas paisagens pelas quais a cidade é mundialmente famosa podem lhe garantir o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria paisagem cultural.

O critério, que é usado desde 1992 para áreas rurais e pequenos trechos urbanos, será usado pela primeira vez para avaliar uma cidade inteira. Conforme publicou ontem a coluna Gente Boa, do GLOBO, a candidatura da cidade está na pauta da 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que este ano acontece em São Petersburgo, na Rússia.


A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, já viajaram e estão no local da reunião para defender o dossiê da candidatura, entregue em 2009. O documento argumenta que a importância e o valor universal da cidade estão principalmente na soma da sua beleza natural com a intervenção humana.

De acordo com a coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, há uma expectativa bastante positiva sobre a candidatura, uma vez que os consultores independentes que fizeram a análise do dossiê constataram que, do ponto do vista técnico, a cidade se enquadra na categoria paisagem cultural. Jurema, no entanto, diz que a aprovação ainda é uma interrogação:

— O comitê avalia não só a parte técnica, mas a capacidade de conservação do bem a ser inscrito na lista de patrimônio. E uma área tão extensa como a do Rio é um desafio. Os técnicos fizeram uma análise muito positiva, mas apresentaram uma ressalva no que diz respeito à gestão.

 Para eles, esta questão deve ser mais bem estruturada. A argumentação do Iphan é boa, mas o resultado vai depender do que os 21 países integrantes da comissão vão interpretar.
Segundo Jurema, a reunião pode ser acompanhada pela internet, no site da Unesco. O link é: http://whc.unesco.org/en/sessions/36COM.

Mário Luiz (Carioca) com Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...