domingo, 3 de janeiro de 2010

Ex-padeiro percorreu países com bicicleta de madeira

 Osvaldo Soares de Souza, 64 anos, decidiu encostar a velha companheira de estrada.

Leonardo Morais/Hoje Em Dia
Osvaldo Soares de Souza, 64 anos, em sua madebike - bicicleta de madeira

Depois de percorrer quatro países e 11 Estados brasileiros em uma bicicleta de madeira, o ex-padeiro Osvaldo Soares de Souza, 64, decidiu encostar a velha companheira de estrada. Na viagem de despedida, passou por Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, onde ficou por dois dias à procura de peças para a engenhoca e para pedir, à Câmara e à prefeitura, declarações que, no futuro, poderão comprovar que esteve mesmo na cidade a bordo de sua MadeBike 1982. - Muita gente não acredita que consiga rodar tanto com ele.
A bicicleta tem ainda outro diferencial: apenas com o giro dos pedais, gera energia para carregar o telefone celular e acender os faróis, simultaneamente. Essa energia, segundo o ciclista, é gerada por uma peça chamada dínamo, com 20 watts. O sonho de rodar o mundo a bordo de uma bicicleta, contou Souza, o acompanha desde os 12 anos, quando teria montado sozinho a primeira delas.
Sem pedal, a bicicleta serviu como patinete, mas, com ele, não conseguia sequer sair do quarteirão de sua casa, em Jequié, na Bahia. Depois, vieram outras mais completas e, com elas, as distâncias percorridas ficaram maiores.
Em 1982, Souza criou a primeira versão da MadeBike, exemplar com o qual visitou a Argentina e o Chile no ano seguinte. Em 1987, construiu também a Madecicleta, que pegou fogo em um posto de gasolina em São Paulo, local onde Souza havia decidido passar a noite. Com ela, o ciclista havia saído da Bahia para ir a Brasília assistir à posse do presidente Fernando Collor de Melo, em 1990.
- O jeito foi pegar a MadeBike, que era reserva e estava em casa para seguir viagem.
O viajante assegura que, usando uma bicicleta de madeira, visitou quatro países da América do Sul e 11 estados brasileiros, entre eles Roraima, Rondônia, Acre e Rio de Janeiro. Os países visitados foram Argentina, Chile, Paraguai e Brasil.
- Juntando todos os locais que já percorri, rodei cerca de 1,2 milhão de quilômetros em duas bicicletas. No total, foram 15.320 dias e 42 anos de minha vida pedalando. Passei minha vida nas estradas. Sou um solitário a bordo de uma bicicleta que eu mesmo inventei e construí. Tinha o sonho de conhecer a América do Sul e consegui realizá-lo sem pagar passagem.
Ele conta que seu próximo desafio será escrever dois livros – “América do Sul em Bicicleta” e “Solitário do Pedal”. Souza assegura ter histórias e material suficiente para as duas edições. Ele carrega três pastas onde arquiva fotos, recortes de jornais e declarações de autoridades de todas as cidades por onde passou de bicicleta.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...