sábado, 15 de janeiro de 2011

Tem início, no Espaço Cultural, o 13º Salão do Artesanato da Paraíba

 
Na noite desta sexta-feira (14), no Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital, aconteceu a abertura do 13º Salão de Artesanato da Paraíba. Neste ano, o tema do evento é "Mãos de Mestre", e homenageia os artesãos que trabalham com madeira. O evento segue aberto a visitação até o próximo dia 6 de fevereiro.

Entre os homenageados estão sete mestres artesãos: Francisco Sales, Izequiel França, Bento de Sumé, Guariguazi, Nilson, Flávio Romero e Kacá Melo, que expõem peças em espaço nobre na entrada.

O artesão Bento de Sumé, que trabalha a arte na madeira há oito anos, disse que foi a realização de um sonho ser escolhido entre os homenageados do salão no meio de tantos artesãos de qualidade do Estado. As suas esculturas se destacam pelas linhas perfeitas esculpidas com a delicadeza de mãos calejadas pelo tempo.

O mestre Bento ressaltou que no salão do ano passado ano passado vendeu 100 peças esculpidas na sua própria casa, em Sumé, e espera superar a marca este ano, já que o tema é o artesanato em madeira.


Já o artesão Francisco Sales Barros, natural de Areal, começou a fazer esculturas em madeira há cinco anos quando teve a ideia de trabalhar peças com a casca do Cajá e sentiu a necessidade de fazer esculturas maiores. Seu trabalho intitulado “Favelas” chamou a atenção dos visitantes pelos detalhes e cores que embelezam qualquer ambiente. “Estou otimista com esse salão de artesanato pela visibilidade que a arte da madeiras está tendo e pelo fato de com muita honra ser um dos homenageados”, explicou o artesão.

Mais de 500 artesãos estão expondo seus produtos no evento. O superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, esteve presente no Espaço Cultural e conheceu os trabalhos. Júlio Rafael informou que a expectativa é que o salão gere R$ 1 milhão em vendas diretas e negócios futuros com encomendas feitas nos próximos meses. Júlio se disse otimista com as vendas devido ao grande volume de turistas que visitam a cidade neste momento e vão se encantar com a qualidade do produto paraibano.

Da Redação
Com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...