terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Festa de Iemanjá deve reunir mais de 150 mil pessoas na orla de João Pessoa






A Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba divulgou a programação da Festa de Iemanjá 2009 que acontece nesta terça-feira, dia 8, no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa. A expectativa é que o evento reúna mais de 150 mil pessoas.



O presidente executivo da entidade, Walter Pereira, frisou que Festa de Iemanjá "é a maior do camdoblé no estado da Paraíba". Ele contou que a programação começa às 16 horas com o início da caminha gigante saindo do Palácio Xango Alafin, em Cruz das Armas, organizada pelo Pai Gilberto, em direção à orla marítima.




Já no Busto de Tamandaré, onde será erguida a estrutura do Palácio de Iemanjá, onde serão prestadas às homenagens a Rainha do Mar, as atividades começam às 17 horas com apresentação de capoeira. Às 18h30 haverá a apresentação do Coral das Guardiãs de Iemanjá.



Walter Pereira explicou que as atividades prosseguirão até a madrugada, com término previsto para às 2 horas com a participação da Ialorixá Geralda, da cidade de Rio Tinto, e da umbandista Severina, de Sapé.



O presidente da Federação dos Cultos Africanos solicitou que as pessoas que forem participar do evento levem um quilo de alimento não perecível. O objetivo é fazer uma doação ao Hospital Padre Zé.



A Festa de Iemanjá acontece há 44 anos. O primeiro evento ocorreu no dia 8 de dezembro de 1966, quando o governador João Agripino sancionou a Lei Nº 3.443, garantindo o livro exercício de cultos da umbanda e africanos em toda a Paraíba.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )

Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...