quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Temporal deixa Osasco debaixo d'água e provoca congestionamento em São paulo

Rodovia Régis Bittencourt teve de ser interditada por 45 minutos.
Capital tinha 100 km de lentidão às 21h, índice acima da média.



O temporal que atingiu a Grande São Paulo nesta quarta-feira (16) deixou Osasco debaixo d'água e causou transtornos para os moradores da capital. Em São Paulo, às 21h, ainda havia 100 km de congestionamento, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), índice bem acima da média para o dia e para o horário.


Quem chegava a São Paulo também enfrentava problemas. A Rodovia Régis Bittencourt foi totalmente interditada no sentido São Paulo às 19h e só foi liberadas às 19h45, na altura do km 273, em Embu, na região metropolitana.

saiba mais

Os motoristas que trafegavam pela via, no entanto, ainda encontravam lentidão às 21h na altura do km 283, sentido capital, por causa de água na pista. De acordo com a concessionária que administra a via, a lentidão chegava a 3 km.

Em Osasco, várias ruas ficaram alagadas após o transbordamento de um córrego. Mesmo com o fim do temporal, as vias permaneciam com água, dificultando o tráfego dos motoristas e dos pedestres que passavam na região.

Um veículo chegou a ser virado pela força da água. Todas as equipes do Corpo de Bombeiros tiveram de ser enviadas para as ruas.

Em Barueri, também na Grande São Paulo, um ônibus urbano ficou ilhado na Avenida Piracema.

Congestionamento
A capital tinha às 21h 100 km de lentidão em toda a cidade, o que representava 12% dos 835 km de vias monitoradas.

Os piores pontos estavam na Avenida dos Bandeirantes, onde havia 7,1 km de filas no sentido Imigrantes, da Marginal Pinheiros até o Viaduto Aliomar Baleeiro.

Na Marginal Tietê, o motorista encontrava 5,2 km de lentidão na pista expressa, sentido Rodovia Ayrton Senna, da Ponte do Limão até a Rua Azurita.

Apesar do trânsito intenso, só havia dois pontos de alagamento às 21h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ambos transitáveis: na Avenida do Estado e na Rua Maria Antônia.

Às 20h, a cidade deixou o estado de atenção. No horário, foram retirados pelo CGE as zonas Oeste e Norte, as marginais Pinheiros e Tietê e o Centro de São Paulo. Por volta das 19h30, o CGE já tinha retirado do estado de atenção a Zona Leste e a região sudeste da cidade.

Algumas regiões da cidade também tiveram queda de energia. Segundo a Eletropaulo, houve problemas em alguns trechos da Barra Funda, na Zona Oeste, e nos seguintes bairros da Zona Norte: Jardim São Bento, Tucuruvi, Santana, Água Fria, Mandaqui, Santa Terezinha, Vila Mazzei, Jardim Peri e Cachoeirinha.

A chuva afetou a velocidade da circulação dos trens do Metrô. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, as composições circularam de forma lenta nos trechos a céu aberto de todas as quatro linhas em operação. Nenhum trem sofreu panes por conta do temporal, segundo o Metrô.

A circulação dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também foi prejudicada. Composições da Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí) deixaram de rodar entre as estações Caieiras e Franco da Rocha às 17h40. Por este motivo, todas as estações entre Luz e Francisco Morato foram fechadas.

Para compensar os problemas, a companhia disponibilizou 30 ônibus para levar os usuários entre as estações Caieiras e Franco da Rocha.


Resgate
Na Zona Norte, uma das mais afetadas da cidade, crianças foram resgatas por um helicóptero Águia, da Polícia Militar, após ficarem ilhadas em casa.

O salvamento foi feito na região do Jaraguá.

As crianças foram colocadas dentro de uma cesta e içadas pelo helicóptero até serem recolocadas em local seguro pelos policiais militares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...