terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Veja como será o Rio de Janeiro "olímpico", em 2016

             Projetos de construções esportivas foram feitos para a cidade ganhar a sede





Prédios que servirão como Vila de Imprensa (e também os da Vila Olímpica), com dois ou três quartos, serão vendidos à população.

.As estruturas propostas para a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, da maneira que foram apresentadas ao COI (Comitê Olímpico Internacional) antes da eleição de outubro, foram divulgadas nesta terça-feira (8), em São Paulo, por Bruno Campos e Marcelo Fontes, do escritório de arquitetura BCMF.





Com alguma experiência em construções esportivas no Estado em Minas Gerais, o escritório foi o responsável pelas obras do núcleo de Deodoro para os Jogos Pan-Americanos de 2007. À época, esses locais de competição (para tiro, tiro com arco, hipismo e hóquei sobre a grama) já foram pensados de forma que pudessem ser expandidos para Jogos Olímpicos.








Depois, o escritório entrou na concorrência aberta no site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para desenvolver os projetos arquitetônicos. O objetivo, diz Bruno Campos, é que as imagens propostas fossem espetaculares, inserindo os locais de competição na beleza natural da cidade. A ideia era de que se vendesse bem a candidatura. Era para ganhar, como conta o arquiteto.








..Então, antes de mais nada, os arquitetos tiveram de conversar com responsáveis técnico-esportivos, como Agberto Guimarães, do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), para trabalhar em cima das especificações exigidas para cada modalidade das Federações Esportivas Internacionais. E também para que cada construção pudesse ser aprovada pelo COI.







Quem for participar ou acompanhar a Olimpíada carioca, irá circular por quatro núcleos: da Barra da Tijuca, de Copacabana, do Maracanã e de Deodoro. Os arquitetos se responsabilizaram ainda pelos projetos de interligação entre os núcleos, a infra-estrutura e o urbanismo.







Mas haverá uma novidade para atrair e agradar os mais jovens – já parte da proposta de “juvenização” do COI: um parque de esportes radicais, com pista de skate, por exemplo, em Deodoro.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...