quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Drama dos mineiros chega ao fim com resgate do 33º trabalhador


O topógrafo Luís Urzúa, de 54 anos, foi o último mineiro a ser retirado no fundo da mina de San José, pondo fim ao drama dos 33 homens que passaram 69 dias na escuridão, presos a 700 m de debaixo da terra árida do norte do Chile. Ele foi recebido com muita emoção pelos socorristas, que comemoraram o sucesso da operação.
Urzúa agradeceu o presidente chileno, Sebastián Piñera, que elogiou a coragem do topógrafo. Todos cantaram o hino nacional do país.
Com 31 anos de profissão, Urzúa trabalhava havia dois meses na mina em Copiapó. Ele era o líder dos 32 colegas, coordenando as ações no local, após as equipes de resgate fazerem contato com os trabalhadores por um pequeno canal.
Assim como os colegas, Urzúa foi içado à superfície a bordo da cápsula Fênix, com apenas 53 cm de diâmetro. O tempo médio dos trajetos foi de 15 minutos, enquanto a operação completa de cada resgatado durou 40 minutos.
Antes de iniciar a subida, Urzúa disse que estava muito contente e agradeceu a toda a equipe de resgate. A operação chamou a atenção de todo o mundo. Cerca de 2.000 pessoas se concentraram no local, entre parentes, autoridades e, sobretudo jornalistas.
Ao todo, cerca de 230 meios de comunicação mandaram suas equipes a Copiapó.
Após o resgate do último mineiro, ainda ficaram na mina os cinco membros do resgate que desceram no fundo da mina para auxiliar a operação. Todos se abraçaram assim que a Fênix começou a içar Urzúa.
Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...