terça-feira, 17 de julho de 2012

Empresas enfrentam dificuldades para se adequar ao licenciamento ambiental

Empresas enfrentam dificuldades para se adequar ao licenciamento ambiental
Com o aceleração da economia do país, a construção civil destacou-se com crescimento acima da média e os pequenos empreendedores que entraram nesse segmento tentam se regularizar mas esbarram na falta de informação, prejudicando seus empreendimentos com grandes atrasos.

Na Paraíba em especial, o número de empresas que enfrentam dificuldades ao requerer licença ambiental é crescente. Algo novo na rotina dessas pessoas, que muitas vezes desconhecem totalmente o assunto e só vem procurar ajuda, quando se sentem prejudicados por serem multados, quando operam ou se instalam sem o licenciamento ambiental. Por outro lado, além das sanções legais decorrentes da falta de licenciamento ambiental, estes empreendedores ficam privados de transacionar com instituições financeiras.

As instituições públicas em seus processos internos passaram a exigir a regularidade ambiental dos empreendimentos, que passa pelo licenciamento ambiental (LP, LI e LO) obrigando o empreendedor a buscar os órgãos ambientais ou contratar empresas especializadas para realização destes procedimentos que intimidam muitos empreendedores pela quantidade de documentos exigidos e laudos técnicos especializados necessários a sua regularização ambiental. Muitas empresas, principalmente no estado da Paraíba ainda desconhecem a existência de consultorias especializadas que atua em todas as etapas do licenciamento ambiental, fato que diminui os riscos do empreendedor bem como o trabalho decorrente deste procedimento.

Muitas vezes observa-se que empreendedores inexperientes recorrem a pessoas sem preparo “despachantes” para efetuarem o trabalho técnico decorrente do licenciamento, o que muitas vezes leva o empreendedor a ter prejuízos financeiros e atrasos injustificáveis, fato constatado com o aumento de denuncias e identificação de fraudes no licenciamento, o que leva o empreendedor a responder como conivente penalmente por falsificação de documento público. Em contato com a nossa reportagem a Diretora técnica da Real Consultoria e Soluções, a Bióloga Kalidiane Vieira, informa que a empresa dirigida pela mesma conta em seu quadro técnico com Geólogos, Arquitetos, Engenheiro Civil, Agrônomos e Florestais, capacitados e experientes para atender a toda e qualquer demanda no estado da Paraíba e em todo Brasil.

Ressalte-se os trabalhos ja desenvolvidos para importantes empresas nacionais tais como Grupo Votorantim, Rod Transportes e outros especialmente do segmento da mineração e construção civil, a referida técnica encerra sua entrevista colocando-se a disposição para ajudar e orientar qualquer empreendimento no que concerne as questões da gestão ambiental.

Maiores informações podem ser obtidas

WWW.realcsolucoes.com.br / realconsultoriatec@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...