domingo, 10 de março de 2013

Botafogo vence o Vasco e é campeão da Taça Guanabara


O Botafogo venceu o Vasco por 1 a 0 na disputa
O Botafogo venceu o Vasco por 1 a 0 na disputa Foto: Pedro Kirilos / O Globo

O Globo
Tamanho do texto A A A
Foi sofrido para os alvinegros. Se não foi um grande jogo, a decisão da Taça Guanabara teve emoção até o fim. Com um gol de Lucas aos 35 minutos do segundo tempo, o Botafogo derrotou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, em um Engenhão com quase 40 mil torcedores, e conquistou o primeiro turno do Campeonato Carioca, garantindo vaga na decisão. Se vencer também a Taça Rio, conquista o título estadual por antecipação.
- É isso que nos faz correr dentro de campo - disse Bolívar, apontando para a torcida. - É um clube carente de títulos e hoje a gente deu um passo importante. Agora é trabalhar pensando na Taça Rio.
Em meio à festa alvinegra, a Federação de Futebol do Rio ameaçou não entregar a taça, alegando que torcedores invadiram o gramado.
- Com a desorganização que eles proporcionaram aqui, não vamos entregar a taça. Não precisa disso do que fizeram aqui, com todo mundo dentro de campo. Não vai ter taça. Depois eles recebem. Amanhã o presidente do Botafogo recebe a taça - esbravejou Marcelo Viana, delegado da partida.
- Não quer entregar a taça, não tem problema. Quem é o campeão? não quer entregar a taça, não tem problema. Quem é o campeão? É o Botafogo. Não vai estragar nossa festa - rebateu o presidente alvinegro Maurício Assumpção, que pouco depois pegou a taça e entregou ao capitão Jéfferson.
O jogo
Jogando com a vantagem do empate, o Vasco entrou disposto a aguardar em seu campo, fechado e tentando explorar os contra-ataques, enquanto o Botafogo tomava a iniciativa. A primeira chance, porém, foi vascaína. E foi clara, claríssima. Aos nove minutos, Éder Luís cruzou rasante da direita e Carlos Alberto apareceu livre, na pequena área, chutando para fora.
O Botafogo dominava a partida, mas tinha apenas Rafael Marques na frente, brigando contra Dedé e Renato Silva. Em uma boa trama alvinegra, Fellype Gabriel bateu por cima aos 36 minutos, na melhor chance do Botafogo, que ameaçou mais na bola parada, com chutes de Lodeiro e Seedorf.
O panorama não mudou na segunda etapa. O Botafogo voltou do intervalo com Vitinho no lugar de Marcelo Mattos e seguiu pressionando, enquanto o Vasco só se defendia. Em determinando momento da partida, o time de Oswaldo de Oliveira tinha 11 finalizações contra apenas uma do Vasco - aquela chance desperdiçada por Carlos Alberto. O goleiro Jéfferson não havia feito uma defesa sequer, enquanto Alessandro trabalhava bastante, principalmente em cobranças de falta na área.
Aos 25, Bernardo fez ótima jogada individual pelo meio e tocou para Carlos Alberto, que demorou para devolver. Quando o fez, Bernardo já estava impedido. O meia reclamou muito e, no lance seguinte, ele e Carlos Alberto discutiram fortemente no campo, até serem separados por Nei. Pouco depois, aos 30, Carlos Alberto pegou de voleio dentro da área para linda defesa de Jéfferson, a primeira dele na partida.
Muito recuado, o Vasco foi punido aos 35 minutos. Júlio César levantou na área, Bolívar dominou e rolou para trás. Lucas chegou batendo de primeira, colocado, no canto esquerdo de Alessandro para marcar. Pouco depois, o Vasco chegou a empatar com Renato Silva após cobrança de falta de Fellipe Bastos, mas o zagueiro vascaíno estava impedido e o gol foi corretamente anulado.
Nos minutos finais, o Vasco enfim se abriu e partiu para o ataque. O Botafogo chegou a ter oportunidades para marcar o segundo, mas não aproveitou. Para dar um tempero especial à decisão, o Vasco teve uma falta perigosa aos 49 minutos. Fellipe Bastos bateu no canto direito e Jéfferson saltou para espalmar e garantir o título.

Mário Luiz (Carioca) com Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...