quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia de São José: chuvas só chegam em algumas cidades, mas causam estragos no Sertão

O Riacho Agon, localizado no bairro do Corrente em Catolé do Rocha, registrou forte enxurrada.
Chuvas não chegaram no Vale do Piancó
Chuvas não chegaram no Vale do Piancó

A Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou chuva em pelos menos dez cidades do Alto Sertão paraibano, nesta terça-feira (19), dia de São José. Os três maiores índices pluviométricos foram registrados nos municípios de Catolé do Rocha (111,5 mm),Vieirópolis (108,5) e Santa Cruz (87,8 mm).  Contudo, em grande parte do interior continua sem chover.
Chuvas não chegaram no Vale do Piancó
No Vale do Piancó, segundo o pároco de Pedra Branca, Djacy Brasileiro não houve registro de chuvas e a situação continua preocupante. O sarcedote voltou a postar foto em suas redes sociais mostrando os mananciais secos e o desespero de sertanejos com a falta de água.
Chuvas não chegaram no Vale do Piancó

“Aqui na minha cidade não choveu nenhum pingo. Se não chover nos próximos dias a situação que já está grave vai agravar ainda mais. A população pode ficar em água até para beber”, comentou o padre.
Porém, a meteorologista Marle Bandeira avisa que a previsão é de que os números de registros de chuvas possam aumentar nas próximas horas. “Até o final do dia, o clima deve estar favorável à ocorrência de chuvas isoladas em todo o Estado”, avisou a meteorologista Marle Bandeira. Nos municípios de Sousa e Cajazeiras, choveu forte por várias horas com direito a trovões e ruas alagadas.
 
Ruas alagadas em Sousa
Foto: Ruas alagadas em Sousa
Créditos: Diário do Sertão

Em Catolé do Rocha ( localizada a 433 km de João Pessoa), as águas trouxeram alegrias aos agricultores, mas preocupações para alguns moradores deixam autoridades da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em alerta. Parte asfalto cedeu, córregos transbordaram invadindo algumas casas. Algumas paredes e muros de residências desabaram com a força das águas.
Parte do asfalto cedido em Catolé do Rocha
Foto: Parte do asfalto cedido em Catolé do Rocha
Créditos: Catolé News
O Riacho Agon, localizado no bairro do Corrente em Catolé do Rocha, registrou forte enxurrada.
Enxurrada do riacho Agon - Catolé do Rocha
Foto: Enxurrada do riacho Agon - Catolé do Rocha
Créditos: Catolé News
Chuvas no Uiraúna
Foto: Chuvas no Uiraúna
Créditos: Cofemac
Outras cidades sertanejas tiveram índices pluviométricos significativos nas últimas 24 horas: Pombal (86,3mm), Poço de José de Moura (84 mm), Brejo de Santana (81 mm), Lastro (73,3mm), São Domingos de Pombal (66,5mm ) e Belém de Brejo do Cruz (60,8 mm). “Em Pombal foram registrados apenas dez milímetros de chuva, mas só a presença da água já deixou muitos moradores esperançosos”, acrescentou Marle Bandeira. 
Chuvas no São João do Rio do Peixe
Foto: Chuvas no São João do Rio do Peixe
Créditos: Folha do Vale
Em relação com a crença popular do dia do São José e as chuvas no mês de março, a meteorologista da AESA, Carmem Beker explicou. "Tem uma relação interessante entre o dia de São José e esse período de 15 a 31 de março. Nesta época as nuvens estão associadas à zona de convergência intertropical, sendo o principal fator que causa chuva no semiárido nordestino na segunda quinzena do mês de março, coincidindo então com o dia de São José, fazendo que as pessoas associem".
Clima esfriou também em Cajazeiras
Foto: Clima esfriou também em Cajazeiras
Créditos: Diário do Sertão
Confira abaixo os índices pluviométricos repassados pela Emater:
Sousa: 65,0mm
Cajazeiras: 50,1mm
Poço de José de Moura: 80,0mm
Catolé do Rocha: 114,0mm
Santa Helena: 95,0mm
Santa Helena (Várzea de Ema): 124,0mm
São João do Rio do Peixe: 75,0mm
São José de Piranhas: 23,0mm
São Domingos de Pombal: 75,0mm
São Francisco: 80,0mm
Triunfo (sede): 78,0mm
Triunfo (Pilões): 42,0mm
Triunfo (sítio Cacimba Velha): 126,0mm
Vieirópolis: 110,0mm
Uiraúna: 41,0mm
 

 Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...