quinta-feira, 14 de março de 2013

TELEXFREE é Denunciada ao Ministério Público, Ministério da Fazenda e Polícia Federal

                            
banner para assinar a petição

TELEXFREE
Eu já havia alertado sobre TELEXFREE em outro artigo aqui no blog e esta semana o PROCON tomou providências em relação a esta empresa por suspeita de tratar-se de esquema de pirâmide financeira ou ponzi.
Devido a um grande número de pedido ao PROCON de informações sobre a TELEXFREE e a legitimidade da empresa, o órgão de defesa do consumidor analisou o funcionamento do sistema e foram detectados indícios de crimes.
Com base nas informações prestadas pelo PROCON, o Ministério Público do Estado do Acre, através da promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Alessandra Garcia Marques, aceitou a denúncia e abriu investigação.
O inquérito instaurado pela promotoria de Defesa do Consumidor aponta os possíveis crimes que colocam o consumidor em risco ao  aceitar a proposta de negócio.
Dentre os possíveis crimes está incluído uma infração a Lei Federal nr. 1521//51 que trata das infrações penais contra a economia popular, estabelece, em seu art. 2º, inciso IX, que: Art. 2º. São crimes desta natureza:
“IX – obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”
Existe também uma possível violação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), como: propaganda enganosa, omissão de informações sobre o produto e a empresa, abuso da ignorância do consumidor, condições exageradas de desvantagem, entre outros.
A representação também foi enviada para o DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da SENACON – Secretaria Nacional do Consumidor, Ministério da Fazenda e Polícia Federal.
A promotora da Justiça de Defesa do Consumidor relata que a empresa TELEXFREE tem atuado fortemente no mercado consumidor atraindo investidores com a promessa de lucro fácil e garantido através de anúncios na Internet em troca de bonificação. O produto envolvido trata-se do VOIP, um serviço telefônico que faz uso da tecnologia IP.
A promotora considera que conforme os anúncios da TELEXFREE, o foco está na formação de pirâmide em detrimento ao produto a ser anunciado pelos investidores/divulgadores, o que constitui um enorme risco de lesão financeira aos investidores.
Você pode ver a matéria no site do MP do Acre sobre a abertura do inquérito no link abaixo:
No link abaixo você também pode fazer o download do Diário Oficial do Acre de 11/01/2013 (página 47) com arquivo em formato PDF:
Você também pode confirmar a notícia no site oficial de notícias do governo do Estado do Acre neste link:
NOTA: Divulgadores da TELEXFREE tem anunciado que o processo no MP do Acre foi FINALIZADO(arquivado). De fato o processo de nr. 01.2013.00000001-7  passou a ter o status de FINALIZADO devido no momento da evolução para IC a documentação em anexo não ter sido copiada  devidamente.
O novo número do processo EM ANDAMENTO é 06.2013.00000003-9
Abaixo print da tela do novo processo no site do MP:
Processo TELEXFREE no MP do AC
Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...