quinta-feira, 28 de março de 2013

Paixão de Cristo de João Pessoa estreia nesta quinta no Ponto de Cem Réis

Paixão de Cristo de João Pessoa estreia nesta quinta no Ponto de Cem Réis
A ‘Paixão de Cristo 2013’ de João Pessoa estreia nesta quinta-feira (28), no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital. Este ano, o espetáculo "O Calvário", com texto e direção de Roberto Cartaxo, foi a proposta selecionada. As encenações acontecem durante quatro noites, até domingo (31), sempre com duas sessões, às 19h e às 21h, com entrada gratuita. A previsão da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é que nesse período um público de mais de 25,6 mil pessoas prestigie o evento.
Durante uma hora e dez minutos de espetáculo, a história milenar de Jesus Cristo será contada na versão do teatrólogo Roberto Cartaxo. O espetáculo é narrado em flash back. Quando Pilatos anuncia a sentença da crucificação, começam as lembranças de Cristo. Elas revisitam desde as passagens mais trágicas, como a traição de Judas, até as mais felizes, a exemplo da entrada triunfal em Jerusalém e a última ceia.

A escolha por alternar passado e presente em vez de fazer uma narrativa linear com relação à ordem cronológica tem uma intenção. A ideia, segundo Roberto Cartaxo, é acentuar algumas passagens da vida de Jesus, fazendo a plateia refletir sobre o significado de cada uma delas. “Pontuamos os momentos mais fortes da história”, observou o diretor.

Para dar conta dos dois tempos narrados na peça, atores diferentes assumem o papel do redentor. Daniel Porpino traz a lembrança do passado de Jesus e Horieby Ribeiro leva o público para a crucificação e glória do Cristo em “O Calvário”.
Espaço terá capacidade para (Foto: Adriano Franco/Secom-JP)
Espaço terá capacidade para 6,4 mil espectadores
por noite (Foto: Adriano Franco/Secom-JP)
Estrutura para encenação
A Funjope está disponibilizando arquibancada com capacidade para três mil pessoas por sessão, além de cerca de 200 cadeiras voltadas a autoridades, cadeirantes e idosos. Com isso, a ideia é levar o espetáculo a 6,4 mil espectadores em cada uma das quatro noites. Este ano, a ‘Paixão de Cristo’ conta ainda com palco e rampa onde “O Calvário” será encenado. Porém, outras instalações do Ponto de Cem Réis também serão aproveitadas ao longo das cenas, em dois momentos de surpresa para o público.

Mário Luiz (Carioca) com Secom JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...