quinta-feira, 20 de março de 2014

Bancários paralisam atividades da Superintendência do Banco do Brasil nesta quinta-feira



Bancários paralisam atividades da Superintendência do Banco do Brasil nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (20), os bancários paralisam as atividades do Banco do Brasil na Superintendência Estadual da Paraíba, localizada na Avenida Epitácio Pessoa (por trás da agência do BB) até às 11h. Essa paralisação parcial, coordenada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, faz parte de um calendário de lutas em protesto contra a pressão, a falta de funcionários e a prática de assédio moral que se tornou corriqueira no maior banco público do País.

Mesmo obtendo esse lucro recorde, houve uma redução de quase 2.000 funcionários no Banco do Brasil em 2013. Nas agências, a falta de funcionários provoca o aumento do tempo de atendimento e resulta na formação de longas filas. Mesmo assim, a diretoria do BB não contrata os aprovados no concurso vigente, mesmo existindo 6.000 vagas em todo o País.

Enquanto clientes e usuários sofrem com as filas quilométricas, a Superintendência Estadual do BB na Paraíba alega que há excesso de funcionários. O que é uma contradição, pois no interior do Estado existem agências com dotação de sete bancários que chegam a funcionar com apenas quatro funcionários.

Para atingir metas abusivas e levar o banco a sucessivos recordes, vale tudo: ameaças de remoção para agências do interior; impedimento de ascensão funcional; cobranças ostensivas, via mensagem eletrônica e torpedos; prática de assédio moral através de instrumentos comparativos de obtenção de resultados, que é uma falta de ética na comparação ou ranqueamento.

Por conta de todos esses problemas, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba tem buscado soluções junto à representação do Banco no Estado. Foram muitas as reuniões, mas que não resultaram em soluções efetivas.

Os protestos vão continuar até que o Banco do Brasil ofereça condições dignas de trabalho para os funcionários e um atendimento decente e respeitoso à sociedade, como deve ser a conduta de um Banco Público. Afinal, uma instituição pública federal deve servir de exemplo positivo para todos os segmentos da sociedade.

Mário Luiz (Carioca) com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...