domingo, 16 de março de 2014

Fernando de Noronha enfrenta pior seca de sua história


Fernando de Noronha enfrenta pior seca de sua história

Quase 340 quilômetros mar adentro, onde já não se vislumbra a costa, a ilha de Fernando de Noronha, um paraíso natural protegido pelas leis ambientais, sofre a pior seca dos últimos 50 anos, que esgotou seu único manancial de água doce.

Sem chuva desde junho, os quase três mil habitantes da ilha e os turistas que ocupam as 1.400 camas disponíveis sofrem com cortes de água e sobrevivem com a que chega desde a única usina dessalinizadora da ilha, que agora não consegue abastecer todos.

Apesar do trabalho incansável dos caminhões-pipa que percorrem a ilha durante o dia todo transportando água dessalinizada, a prefeitura de Fernando de Noronha teve de dividir seu território em oito áreas, e cada uma recebe água um dia em nove.

Quando a temporada de chuva passou, os moradores da ilha, descoberta por Américo Vespúcio em uma de suas primeiras viagens, recebiam água um dia a cada cinco, abastecimento que foi diminuindo conforme caíam as reservas.

A dependência do manancial para abastecer os moradores é complementada com uma bateria de quatro dessalinizadoras que transformam a água do mar em água potável.

Quando cheio, o manancial tem capacidade para acumular 411 mil metros cúbicos de água, os moradores têm o fornecimento garantido, já que a maioria dos lares contam com depósitos.
Com uma produção de 27 metros cúbicos por hora, a água que sai das unidades dessalinizadoras é distribuída por caminhões-pipa que percorrem os poucos 17 quilômetros quadrados da ilha, mas o aumento de habitantes e turistas no último ano, aliado à seca, tornou essa quantidade insuficiente.

Com a ampliação proposta na semana passada pela Companhia Pernambucana de Saneamento e após o investimento de R$ 4,7 milhões para as obras, a fábrica poderá dessalinizar 60 metros cúbicos de água por hora, 24 por dia, o que, em princípio, acabaria com o problema.

Apesar da carência de água, as autoridades garantiram que hospital e unidades de atendimento básico não estão sem água e, como explicou à Agência Efe a coordenadora de saúde da ilha, Fátima Sousa, "não houve nenhum transtorno" nestes centros.

A situação levou muitos dos habitantes a situações extremas apesar do racionamento, e no último dia 8 houve protestos e o bloqueio de uma das estradas da ilha com barricadas e pneus incendiados.

De acordo com o diretor da Compesa, Fernando Lobo, nas últimas semanas a situação se agravou com a multiplicação de visitantes que chegaram à ilha para aproveitar o carnaval.

 


"Durante este período, em que a ilha recebe muitos visitantes, há um aumento aproximado de 20% no consumo de água", assegurou.

Lobo destacou que, ao contrário do que acontece no resto do país, onde a seca afeta estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, as soluções para a falta de água têm que ser geradas dentro da própria ilha, já que é inviável transportar água de outras regiões.

Fernando de Noronha é a mais importante das 21 ilhas que compõem o arquipélago, protegido pelas leis ambientais desde 1988, quando foi criado o Parque Nacional Marinho.

Mário Luiz (Carioca) com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...