quinta-feira, 5 de junho de 2014

Chuvas na Paraíba superam os dois últimos anos; cidades do Sertão têm maiores médias

"Em 2012 e 2013, as chuvas ficaram aproximadamente 50% abaixo da média, enquanto que, em 2014, elas estão acontecendo dentro dos padrões de normalidade", diz Aesa

Chuvas encheram açudes no Sertão
Chuvas encheram açudes no Sertão
Alhandra, na Grande João Pessoa, é a cidade paraibana onde mais choveu no mês e maio. Durante os 31 dias, foram registrados 321 mm de pluviometria no município, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas.
Segundo a Aesa, outras cidades que também tiveram índices consideráveis foram Baía da Traição, com 272,2 mm, João Pessoa (265 mm), Cabedelo (253,2 mm) e Pedras de Fogo (226,4 mm).
Em relação ao armazenamento das chuvas pelas bacias hidrográficas destacam-se os rios Espinharas, Piancó e Piranhas – onde foram registrados os maiores acúmulos desde o início do ano. Já no mês de maio, as bacias onde foram registrados os melhores aportes foram as dos rios Camaratuba e Gramame. Segundo a Aesa, algumas cidades sertanejas surpreenderam pelos bons resultados com as chuvas em 2014.
“Este ano está sendo bem mais favorável pluviometricamente do que nos dois anteriores. Em 2012 e 2013, as chuvas ficaram aproximadamente 50% abaixo da média, enquanto que, em 2014, elas estão acontecendo dentro dos padrões de normalidade. E tivemos até algumas surpresas boas, como a ocorrência de chuvas generosas em cidades como Patos, Paulista, Cajazeiras e Emas na semana passada. Mesmo acontecendo já no final do período chuvoso do Sertão, ela é muito bem vinda e vai ajudar a melhorar as recargas de nossos mananciais”, destacou o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, lembrando os níveis dos açudes Coremas (38,5% da capacidade) Mãe D’Água (30,4% da capacidade) e Boqueirão (31,8% da capacidade).
A maior incidência de chuvas em cidades litorâneas é comum no começo do segundo semestre, garante a meteorologista Carmem Becker.
“É importante lembrar que nesse momento as regiões do Alto Sertão, Sertão e parte do Cariri/Curimataú encontram-se em fase final do seu período chuvoso, enquanto que para o Litoral, Brejo e Agreste, a época de maior incidência de chuvas vai de abril até o fim do mês de julho”, ressaltou Becker.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...