segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AS VIRGENS DE TAMBAÚ ADERIRAM À MODA DO CIPÓ DE BOI NESTE CARNAVAL

                 CIPÓ DE BOI NAS MENINAS
Irreverência, alegria e muita criatividade marcaram o 23º desfile das Virgens de Tambaú, ocorrido no último domingo, 7 de fevereiro. Na concentração, que começou por volta das 17 horas, na Epitácio Pessoa, na altura da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Miramar, centenas de foliões devidamente produzidos já começavam a se reunir, aquecendo as turbinas para o desfile, que neste ano, obedecendo às orientações da Seman, teve início pontualmente às 19 horas, puxado pela Rainha do Bloco, a cantora e compositora Renata Arruda. O ponto alto do desfile deste ano foi a gravação do DVD da Banda Capim Cubano, uma das atrações da avenida.


Procurando seguir a risca os horários, de meia em meia hora, um trio inicia seu desfile, indo nesse ritmo até o último carro deixar a avenida por volta das 22 horas. “As novas regras não alteraram em nada a adrenalina que é organizar um evento desse porte. O detalhe é que estamos aqui desde o meio dia, organizando os dez trios que farão a festa das Virgens, neste ano de 2010”, afirmou Euclides Menezes, fundador do famoso Bloco junto ao artista plástico Zéba Lyra e produtor Keynes Carneiro.



Neste ano são esperados um público de mais de 500 mil pessoas na Epitácio Pessoa. Para atender essa demanda, a organização do bloco comemora as conquistas, no tocante à segurança e infra estrutura. “Esta edição das Virgens conta com 80 seguranças privados e mais um reforço de 500 homens da Polícia Militar. Houve ainda o aumento do número de banheiros químicos, carros do SAMU e monitoramento da avenida através de câmeras de vídeo, numa parceria com a Polícia Militar, para inibir as brigas ocorridas em anos anteriores”, explica Zéba Lyra, um dos dirigentes da agremiação e também autor do atual estandarte das Virgens de Tambaú. O tema celebra a diversidade, numa ode ao respeito mútuo entre as diversas tribos que integram nossa sociedade, pregando a paz e a união.

Como previsto, a grande novidade do desfile das Vingens 2010 foi o recuo dos camarotes móveis, destinados a convidados – que contaram com as presenças ilutres do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho e do Governador do Estado, José Maranhão, e suas respectivas comitivas. Uma grande ideia, segundo Euclides Menezes, já que nos outros anos, integrantes desses trios sem reclamavam por conseguir usufruir apenas de um ou dois trios. A resolução beneficiou ainda a visão privilegiada do desfile de irreverência, ousadia e criatividade que imperam na avenida, quando o assunto é Virgens. Uma das coisas mais esperadas do bloco, entre os foliões, é conferir, entre si, os grupos de fantasias no mesmo tema, como foi o caso do grupo de Xuxa e suas Paquitas, numa proposta saudosista de reverenciar a eterna rainha dos baixinhos.
                           Xuxa e suas Paquitas: homenagem saudosista a Rainha dos Baixinhos
O desfile contou com oito trios elétricos, onde foram entoados inúmeros tipos de música. A proposta foi exatamente celebrar a diversidade musical. Os foliões foram brindados com um verdadeiro mix de estilos, entre frevo,axé, samba, rock, funk, forró, suingueira, entre tantos outros. Quem comandou essa festa de ritmos, seguindo o rastro do primeiro trio de Renata Arruda foram Lis, Jairo Madruga, Capim Cubano – que gravou imagens para seu novo DVD em pleno desfile na avenida – , Gracinha Teles, Raiany e Zoar Elétrico, Burguesinha Elétrica e, por último, a banda Bereguedê, que embalou os retardatários da folia celebrando o aniversário de 30 anos do Jornal Moçada que Agita, de Anchieta Maia, que mais cedo puxou o Bloco dos Imprensados, vindo do Cabo Branco.
        Jô Oliveira Fundadores das Virgens de Tambaú, Keynes Carneiro, Euclides Menezes e Zéba Lyra

História - Para quem tem curiosidade de saber como surgiu o Bloco das Virgens de Tambaú, tudo começou assim. "Anualmente, um grupo de amigos se fantasiava de mulher e locavam uma kombi para curtir o Bloco das Virgens do Bairro Novo, em Olinda. Num desses anos o carro quebrou e tivemos que voltar. Ao chegar em João Pessoa, já a caráter, não deixamos de brincar o carnaval. Pusemos um autofalante num chevete velho e saímos percorrendo as ruas Antonio Lira, Avenida Nego, Almirante Tamandaré e Avenida Olinda, em Tambaú, o que originou a primeira volta das virgens", contou Zéba Lyra, um dos diretores do famoso bloco.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...