segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bolsa Família cancela 18.772 benefícios na Paraíba por falta de atualização cadastral

O total de 18.772 benefícios do programa Bolsa Família foram cancelados neste mês de fevereiro na Paraíba. Em todo o país foram 709.904 auxílios que tiveram o pagamento bloqueado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O cancelamento foi motivado porque não atualizaram os seus dados cadastrais até 31 de outubro do ano passado. A atualização cadastral – confirmação ou alteração das informações gerais - foi introduzida pelo Decreto nº 6.392, de 12 de março de 2008, e deve ser feita a cada dois anos.
No ano passado, 3,4 milhões de famílias precisavam renovar as informações no Cadastro Único, base de dados dos programas sociais do Governo Federal. Com o trabalho realizado até 31 de outubro pelos gestores municipais do Bolsa Família,  restaram 975.601 domicílios, que tiveram os benefícios bloqueados em novembro.
Com o bloqueio, embora o recurso do Bolsa Família seja depositado na conta do beneficiário, só pode ser retirado assim que for cumprida a contrapartida da família, neste caso, a atualização dos dados cadastrais. Após o bloqueio dos benefícios, mais 265 mil famílias procuraram as Prefeituras para atualizar os dados.

O principal programa de transferência de renda do Governo Federal atende a 12,4 milhões de famílias em todo o País.
Em 2009, os recursos do programa somaram R$ 12,4 bilhões. Para garantir o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola, a agenda de saúde em dia e atualizar seus dados, como renda, endereço e escola dos filhos, a cada dois anos.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...