domingo, 24 de abril de 2011

A moda é pegar cor sem expor a pele à radiação. Conheça o efeito (e o preço) das novas técnicas

Rodrigo Schimidt
ARTIFICIAL
Mariana na cabine autobronzeadora, em São Paulo. Ela reforça o dourado da pele toda semana
A substância química responsável pelo bronze continua a mesma: a dihidroxiacetona (DHA). Ela reage com a queratina presente em camadas superficiais da pele e produz um pigmento amarelado, responsável pelo dourado que se vê na foto ao lado. “A diferença desses bronzeadores atuais para os do passado está na qualidade do acabamento”, diz o dermatologista Alexandre Fillipo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O resultado passou a ser mais natural.”
Os cremes e as loções autobronzeadores anteriores manchavam o corpo – e saíam de linha a todo momento. Havia problemas de fórmulação e, sobretudo, de aplicação. O desafio é espalhar o creme pelo corpo homogeneamente. As regiões que recebem mais DHA ficam mais escuras. Com as novas técnicas, no entanto, o tom fica uniforme no corpo todo. “A reação química que ocorre na pele não tem contraindicação e pode ser refeita toda semana”, afirma o dermatologista Carlos Barcaui, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Mas, como todo produto químico, há o risco de alergia.” Por isso é preciso testar antes de aplicar no corpo todo.


 Os autobronzeadores são, sobretudo, alternativas às câmaras de bronzeamento artificial (proibidas no Brasil há dois anos), que usam radiação ultravioleta e aumentam o risco de câncer de pele. A técnica do “bronze químico” é também uma opção a quem não gosta de sol ou não quer correr os riscos da radiação, mas deseja ter a pele bronzeada em todas as estações do ano.
Além de conter DHA, as fórmulas autobronzeadoras passaram a incluir hidratantes, antioxidantes e até perfume. O perfume, na verdade, é um disfarce ao cheiro forte da DHA que sai após o primeiro banho – permitido apenas oito horas depois da aplicação. Logo, se a ideia é se bronzear para sair com o namorado, melhor fazer isso um dia antes. Para quem não quer ter esse trabalho, restam as maquiagens que simulam o bronzeado. Elas saem com demaquilante e conseguem um efeito próximo do natural

Da Redação com Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...