segunda-feira, 18 de abril de 2011

Robô detecta altos níveis de radiação em central nuclear japonesa

Trabalho servirá para guiar reparos em unidade avariada de Fukushima
Tepco/18.04.2011/AFP
Imagem divulgada pela empresa mostra o trabalho do robô dentro do reator um da central
Robôs guiados por controle remoto detectaram altos níveis de radiação nos reatores da central de Fukushima, informou a rede de TV japonesa NHK.
A operadora do complexo, a Tokyo Eletric Power Company (Tepco), divulgou nesta segunda-feira (18) dados coletados pelas máquinas, que realizaram uma incursão no local neste domingo (17).
Os robôs inspecionaram o primeiro andar por cerca de 50 minutos e detectaram radiação de cerca de 49 milisieverts por hora. Uma pessoa que fique nestas condições por cinco horas será exposta a 250 milisieverts de radiação – o limite legal para um trabalhador nuclear em uma situação de emergência, ainda de acordo com a NHK.
A expedição no reator três durou duas horas, mas os robôs encontraram dificuldades no deslocamento devido aos muitos escombros no local. A leitura máxima de radiação foi de 57 milisieverts por hora.

A Tepco informou que espera encontrar locais onde os trabalhadores possam realizar trabalhos de descontaminação para realizar um plano para trazer a situação na usina sob controle.
O robô ainda mediu a quantidade de oxigênio, que está na faixa de 21%, o suficiente para permitir a entrada de trabalhadores nas instalações.
Nesta segunda-feira uma outra expedição de robôs deve analisar as condições dentro do reator dois. No local, o nível de água contaminada continua a subir.

Da Redação com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...