quarta-feira, 13 de abril de 2011

JOÃO PESSOA PB MUITA CHUVA

Guarda-chuvas nas mãos, grandes engarrafamentos, motoristas com cuidado redobrado, pessoas atrasadas, ruas alagadas. Depois de cinco dias de chuvas intensas, a rotina do pessoense já foi alterada. Para alguns, o início do inverno significa o alívio do calor intenso que atinge a cidade durante quase todo o ano e a oportunidade de ganhar dinheiro. Para outros, chuva é transtorno, sinônimo de lama e em até risco de vida.


Homens empurram carro em alagamento na Avenida Beira-Rio, na Torre. Foto: Ovídio Carvalho/ON/D.A Press.
Da última sexta-feira até ontem, a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) registrou 164 mm de chuva em João Pessoa, 65% da precipitação aguardada para todo o mês de abril. Só de segunda para ontem choveu 56.2mm. Tanta água desencadeia um efeito cascata na vida de alguns: com pistas escorregadias e pouca visibilidade motoristas de ônibus e veículos particulares dirigem mais devagar para evitar acidentes, como relatou Danielinton Batista, promotor de vendas que dirigia no centro de João Pessoa. A maior lentidão dos carros, que desviam de buracos e poças de lamas resulta em grandes engarrafamentos e em pessoas correndo atrasadas. A dona de casa Josilene da Silva afirmou que durante o inverno os ônibus demoram o dobro do tempo para passar e fazer os trajetos, "Fiquei mais de uma hora esperando, mas a gente tem que entender que isso é preciso para evitar acidentes", afirmou.



Nas ruas da Capital, a junção de falta de infraestrutura e do mal hábito de jogar lixo nas vias públicas provoca o entupimento dos bueiros que, sem ter como escoar a água, formam grandes poças. No anel externo da Lagoa, Maria de Nazaré Pereira, 60 anos, agente de limpeza da Emlur, se esforçava para desobstruir um bueiro cheio de lixo. "Desde manhã que eu desentupo vala", contou. Nos pontos de alagamento da cidade, como é o caso da Avenida João Machado, motoristas passavam com dificuldade. Os mais apressados jogavam água nas calçadas e molhavam pessoas que reclamavam.

Da Redação com Publicidade

Um comentário:

  1. ..mas é verdade mesmo isso é em todo canto ...nao se preocupam em jogar lixo na rua ai quando chove é assim isso é em todo os lugares ...ai vem a revolta da chuva ...gente lugar de lixo é no lixo...que DEUS abençoe todos vcs e espero ter sempre noticias da minha cidade maravilhosa mesmo estando longe sempre entro no seu blog p ficar atualizada bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...