segunda-feira, 18 de abril de 2011

Paraíba registra 3,5 mil casos suspeitos de dengue em apenas quatro meses


Pelo menos 5.355 casos suspeitos de dengue foram notificados na Paraíba. Desses, 1.097 estão confirmados como dengue clássica e 441 estão descartados. São 29 casos graves da doença, sendo 11 de dengue com complicações e 18 de dengue hemorrágica. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com levantamento realizado do início do ano até o dia 9 de abril em todo o Estado. João Pessoa, Patos e Monteiro estão entre os municípios em que foram registrados os maiores números de suspeitos de dengue. A capital é também a cidade com maior ocorrência de febre hemorrágica, sendo seis casos, seguido de São José dos Ramos (na Zona da Mata), com dois.
Em Campina Grande, é investigada a primeira possibilidade de morte por dengue hemorrágica em 2011. A vítima foi o piloto Valdy Araújo Gama, de 65 anos. A suspeita ainda não foi confirmada por exames oficiais. Em 2010, três pessoas morreram vítima de dengue, sendo uma em João Pessoa, uma em Areial e uma em Campina Grande.Apesar do grande número em cidade de com maior concentração de pessoas, a SES registrou uma tendência a aumento dos casos em Uiraúna (Sertão), Solânea (Agreste) e Poço Dantas (Sertão). A Secretaria Estadual de Saúde recomendou às prefeituras locais que intensifiquem o controle da infestação do mosquito e realizem mutirões de limpeza urbana. A ideia é mobilizar a população para evitar o surgimento de novos casos.
Para reduzir os riscos de morte por formas mais graves da doença, o Estado realizará um qualificação de médicos e enfermeiros nesta terça-feira, dia 19, em Campina Grande. Participarão 42 profissionais que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde, do Hospital Universitário Alcides Carneiro e do Hospital Regional de Campina Grande. A ação é uma diretriz recomendada pelo Ministério da Saúde.

Da Redação com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...