segunda-feira, 9 de abril de 2012

Do Inferno ao Céu em Uma Semana

Gostei dessa Matéria do Tony Ribeiro do Politiconde 

                              vale a pena ler de novo

Em apenas uma semana a pré-candidata à prefeita da cidade de Conde, pelo PT do B, Tatiana Lundgren consegue se livrar de duas condenações e, por enquanto, comemora com seu grupo a possibilidade de confirmar sua candidatura nas convenções.
ceu_Inferno
1° Caso – 1 ano e 6 meses de Reclusão por Estelionato
A primeira “escapada” da Sra. Tatiana Lundgren foi semana passada no Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Ela já havia sido condenada em primeira instância por estelionato, crime tipificado no art. 171 do Código Penal, por ter tentado o ato criminoso tipificado no artigo já citado contra a Justiça do Trabalho, como o crime não foi consumado, foi considerado crime tentado e a pena foi reduzida à 10 meses de reclusão em regime aberto. A Sra. Tatiana então recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça daquele estado e na semana passada foi reconhecida a prescrição do processo, pois o crime tentado aconteceu em 1997 e só foi recebida a denuncia pela justiça em 2004, depois demorou mais 6 anos para ser julgado em primeira instância, e por fim, mais dois anos para o último julgamento.
Tatiana e seu grupo comemoraram muito, mas eu fico me perguntado, comemorar por que?
Ela foi condenada por estelionato, não vai cumprir a pena imposta devido a demora da justiça em julgar o fato e não por ela ser inocente, a justiça a condenou, mas reconheceu a prescrição do crime.

2º Caso – Rejeição da Prestação de Contas de 2008
Ontem o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba entendeu que a decisão do juiz Helder Rocha, da 73ª zona eleitoral, não poderia ser acolhida, a Acórdão ainda não foi publicado, por isso, até o momento, não sabemos o real motivo dos juízes terem desconsiderado as irregularidades encontradas pelos Analistas Técnicos Eleitorais.
Vale registrar que as irregularidades encontradas nas contas de campanha da Sra. Tatiana Lundgren foram confirmadas pelo juiz de Alhandra e também pelo Ministério Público Eleitoral, estranhamente o relator do processo no TRE-PB optou por não aceitar um parecer técnico analisado por um servidor qualificado, confirmado por um juiz e aceito pelo Ministério Público.
Como até o momento não foi publicado o acórdão, ficamos apenas nos “achismos” dos comentários de boca-em-boca. O que se comentava ontem na cidade era que o relator entendeu que os valores tidos como irregulares nas contas de campanha da Sra. Tatiana Lundgren não eram valores que pudesse interferir no resultado do pleito, por isso negar os entendimentos do Técnico, do juiz e do Ministério Público. Mas vamos aguardar o Acórdão para ter certeza se realmente foi isso.
Na sentença do juiz Helder Rocha ele aponta para uma diferença de 6 mil Reais entre o que foi gasto e o que foi declarado pela então candidata. Ainda aponta para um gasto de 300 Reais que não passaram pela conta de campanha.
Mais uma vez fica claro que houve um crime, de acordo com a sentença de primeira instância, mas entendeu o TRE-PB que não houve interferência no resultado das eleições, por isso não considerar as contas reprovadas.
Se o TRE-PB tiver entendido dessa forma, que os valores eram pequenos, todas as pessoas que estão comemorando hoje não poderão se indignar quando disserem que só “ladrão de galinha” é punido nesse país, pois para justiça não deveria importar O Valor e sim O Crime, se houve diferença de 1 Real ou 1 Milhão de Reais, o crime e a pena deveria ser o mesmo para todos.

Opinião do PolitiConde
Houve muita comemoração na cidade nesses últimos dias, principalmente pelas pessoas mais próximas à Sra. Tatiana Lundgren, afinal ela começa a enxergar uma luz no fim do túnel em relação à sua candidatura.
Nem mesmo pessoas ligadas a ela estavam acreditando que fosse possível se livrar das duas condenações impostas a ela em primeiro grau, uma fonte revelou que até chegou a acontecer uma reunião entre seu filho Aluísio Filho, com o grupo político do pai, Aluísio Régis, para que, caso houvesse uma condenação de um dos dois processos citados acima, a Sra. Tatiana Lundgren emplacaria sua filha Juliana como vice-prefeita numa futura chapa com Quintino Régis, primo do atual prefeito.
Caso isso tenha ocorrido de fato, serve para mostrar que o elo de ligação entre a Sra. Tatiana Lundgre e seu ex-marido Aluísio Régis ainda é muito forte, sobretudo devido a atuação dos seus dois filhos, eles não deixariam o pai ou a mãe na mão.
Mas, como as decisões em segundo grau foram favoráveis a Sra. Tatiana Lundgren, as comemorações foram intensas. Vale ressaltar que estão comemorando não absolvição de crimes, os crimes existiram, estão comemorando a não punibilidade, ou seja, os crimes não serão punidos.
Eu já havia me manifestado anteriormente sobre esses processos e condenações da Sra. Tatiana Lundgren, falei que minha opinião era no sentido de que a justiça não deveria interferir em candidaturas, já que estamos em uma democracia e o povo é soberano, deve se deixar que o povo escolha, acredito que taxar alguém de ficha suja ou limpa serve apenas para levar os debates eleitorais para um plano menor, fugindo do bom debate que seria os problemas e soluções da cidade.
Bom para a democracia que a Sra. Tatiana Lundgren venha a ser candidata, quanto mais candidatos maior o número de ideias para melhorar a cidade.
Acho que não é bom para sociedade comemorar a falta de punição.
Agora caberá ao povo decidir se as ideias e propostas dos candidatos deverão ser acompanhadas de uma vida sem crimes, pois quem comete crimes e não é penalizado, tem grandes possibilidades de continuar cometendo, e isso para um ocupante de cargo público é perigoso, já que os ocupantes de cargos públicos tem o poder de decidir onde serão empregadas as verbas que poderiam melhorar a cidade.

Rafaela Soares com Tony Ribeiro do Politiconde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...