sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projeto investe na inovação das pequenas indústrias da Paraíba

Projeto investe na inovação das pequenas indústrias da Paraíba
Cerca de 300 micro e pequenas indústrias da Paraíba serão beneficiadas com o projeto de mobilização para inovação que reúne Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação da Indústria do Estado da Paraíba (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo é ampliar a competitividade desses empreendimentos, por meio de ações de mobilização, capacitação, consultoria e assessoria em gestão. A proposta, já lançada em João Pessoa na terça (24), será apresentada nesta quinta-feira (26) no município de Itaporanga, a 400 quilômetros de João Pessoa. Durante dois anos, serão investidos mais de R$1 milhão.

“A inovação não deve ser um caso pontual dentro da empresa. Deve ser sistêmica, continuada, com metodologia e organização”, destaca o gerente de capacitação tecnológica da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Sylvio Napoli, que proferiu palestra no auditório do Senai, durante o lançamento do projeto na capital paraibana. Sylvio, que é doutor em Engenharia de Produção e atua na área têxtil desde 1969, afirma também que a inovação é fundamental para a permanência das empresas no mercado.

Segundo o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae na Paraíba, Fernando Ronaldo Araújo, a partir do mês de maio, as soluções inovadoras do Sebrae serão ofertadas para as indústrias. “Atuaremos como um provedor de soluções”, disse Fernando. Cláudio Soares, gestor do projeto Agente Local de Inovação (ALI) destaca que os programas de inovaçã, como o SebraeTec e Negócio a Negócio, estarão à disposição dessas indústrias.

Para o vice-presidente da Fiep e presidente do Sindicato da Indústria Textil na Paraíba, Magno Rossi, a única maneira da indústria têxtil brasileira competir com o mercado asiático é por meio da inovação. “O algodão colorido da Paraíba é considerado um diferencial e um ótimo exemplo de inovação na indústria têxtil. Mas esse precisa ser um processo contínuo, com a frequente capacitação de pessoas nas mais diversas áreas”, completa Rossi.

“A inovação é um pré-requisito para a sobrevivência das empresas, atualmente. Para continuarmos no mercado, principalmente o têxtil e o de confecções, que sofre com a concorrência de países como a China, é preciso estar sempre inovando”, afirma a empresária do ramo de confecções, Francisca Vieira.

O projeto pretende mobilizar os da capital e do interior do estado, como Campina Grande, Patos, Sousa, Guarabira, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Itaporanga. “Serão realizados vários seminários com a temática inovação, através de ações de mobilização, capacitação, consultoria e assessoria na elaboração e implantação de planos de inovação”, diz a coordenadora do projeto e superintendente do IEL/PB, Kênia Quirino. Também prevê atendimento aos setores têxtil, de calçados, confecção, panificação, móveis, leite e derivados, alimentos e bebidas, plásticos e minerais.


Rafaela Soares com Revista Pegn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...