terça-feira, 30 de novembro de 2010

Amigos do Peito realiza palestra sobre Câncer de Mama na cidade de Conde

Os Amigos do Peito ministraram Palestra sobre Câncer de Mama a convite da Secretária de Ação Social e trabalho, Drª Karla Régis Pimentel.  

 O evento foi realizado na segunda feira (29), no Salão Paroquial na cidade de Conde, com os palestrantes Zuito Cavalcante Lucena e Fátima Lucena.
A palestra abordou fatores de risco do câncer de mama e a importância de se realizar os exames como mamografia periodicamente
. O objetivo principal é sensibilizar as mulheres, que quanto mais cedo se detectar alterações na mama mais fácil será o tratamento e com mais chances de cura.
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama realizado pelo médico ou enfermeira e a mamografia.


 Outro assunto abordado pelo Palestrante Zuito Cavalcante foi o exame de próstata, conhecido como exame de toque retal, que ainda é alvo de preconceito. “Com o exame de toque retal o médico conhece a consistência, o tamanho e se há nódulos na próstata. O crescimento da próstata é normal a partir dos 30 anos, a chamada hiperplasia benigna, mas pode se tornar câncer”, por este motivo é importante que sejam feitos exames frequentes a partir dos 40 anos.
CÂNCER DE PRÓSTATA


A próstata é um órgão masculino relacionado ao ato de urinar e a ejaculação. A Hiperplasia Benigna da Próstata (HPB), popularmente conhecida como “inchaço da próstata”, e o câncer de próstata são as doenças mais comuns desse órgão e costumam aparecer a apartir dos 50 anos. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem sucedido.

O QUE É CÂNCER DE PRÓSTATA?
É o câncer mais freqüente do homem, representando mais de 40% dos tumores que atingem os homens acima de 50 anos. A incidência varia de acordo com o país e com a raça, sendo mais freqüente nos Estados Unidos. No Brasil, o INCA estima mais de 50.000 novos para o ano de 2010.

O QUE CAUSA?
A causa ainda não é conhecida. A maioria dos tumores iniciais da próstata é silencioso e o diagnóstico precoce é realizado através de exames de sangue periódicos, como o PSA- antígeno prostático específico – e do toque retal da próstata. Estes exames são complementares e um não substitui o outro. A recomendação é que os homens com idade acima de 40 anos com história familiar de câncer de próstata, e acima de 45 anos, mesmo sem história familiar, façam os exames periódicos para a detecção precoce do câncer de próstata.

O QUE É HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA?
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) ocorre em cerca de 60% dos homens acima de 60 anos e é caracterizada pelo crescimento exagerado de uma das regiões da próstata. Por se localizar logo abaixo da bexiga e envolver a uretra o crescimento da próstata pode comprimir a via urinária, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina. A urina estagnada favorece o aparecimento de infecções e cálculos renais. A HPB pode levar a um aumento importante do tamanho da próstata e obstruir totalmente a urina.

O QUE CAUSA?

As causas da HPB ainda são desconhecidas.  Fatores simultâneos como idade avançada, história familiar, presença de testículos funcionantes e alterações genéticas.


Câncer de Mama
O diagnóstico do câncer geralmente alarma à paciente e seus familiares.
Você pode se sentir sozinha, com medo, com raiva ou triste. Estes sentimentos são normais, principalmente no início quando você estará se adaptando a todas as mudanças de sua vida. Compreender o câncer, seus tratamentos e o sistema do qual você fará parte após o diagnóstico de câncer podem lhe ajudar a recuperar o controle da situação. Você verá que existem muitas possibilidades quando você começar a aprender um pouco mais sobre a sua doença.


O que é câncer?
Câncer é uma doença causada pelo crescimento anormal de células. As células do nosso organismo estão em constante processo de reprodução ordenada que possibilite o crescimento e desenvolvimento de nossos órgãos e o reparo de alguma lesão que possa vir a ocorrer. Algumas vezes, porém, este crescimento pode se dar de maneira desordenada levando a uma produção anormal de células que irão formar os tumores.


Tumor Benigno x Tumor Maligno
Os tumores benignos não interferem em outros órgãos do organismo, mas podem interferir nas funções dos órgãos onde ele se originou, sendo, portanto necessária a sua retirada na maior parte das vezes.
Os tumores malignos não só invadem e destroem o tecido normal, mas também liberam células pelos vasos linfáticos ou sanguíneos invadindo outros órgãos e estruturas do corpo. A este processo de invasão damos o nome de metástase.


O câncer é contagioso?
O câncer não é uma doença contagiosa, ou seja, você não adquiri nem transmiti câncer convivendo com pessoas que têm a doença. Muitas pessoas evitam o contato com pacientes portadoras de câncer não por terem medo de pegar a doença, mas por não saberem o que dizer. Isso traz uma sensação de abandono para a paciente. Você não precisa dizer nada de especial e nem se sentir culpado se um parente ou amigo tem câncer.


O câncer causa dor?
A dor é um dos principais temores dos pacientes com câncer. A dor do câncer de mama está relacionada às metástases, principalmente quando elas ocorrem a nível dos ossos e do sistema nervoso. Atualmente existe uma diversidade enorme de medicamentos para o controle da dor e que permitem uma excelente qualidade de vida para a paciente.


Diagnóstico
Ao contrário do que muitos pensam o diagnóstico de câncer de mama não significa a morte da paciente. Muitas pessoas têm a preocupação de saber se a doença vai ser curada com o tratamento ou quanto tempo de vida ainda resta à paciente. Lembre-se: seu médico não pode predizer o futuro.
 

Atualmente um grande número de casos de câncer de mama são passíveis de cura. E mesmo quando não se pode obter a cura da doença, os modernos tratamentos permitem que a maioria das pacientes leve uma vida quase normal por um longo período. É como se a paciente tivesse uma doença crônica que sempre necessitará de tratamento como se fosse uma diabetes ou doença cardíaca.
A principal forma de apresentação do câncer de mama em nosso meio é o nódulo mamário (caroço).
Quando o câncer é diagnosticado em sua fase inicial e tratado adequadamente, o seu prognóstico é muito bom. Outro aspecto importante do diagnóstico precoce é a possibilidade de utilização de técnicas menos radicais com preservação da mama em muitos casos.
Para um diagnóstico precoce recomenda-se:
- auto-exame mensal das mamas
- exame físico anual das mamas
- Exames mamográficos de rotina
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o estudo mamográfico seja feito com a seguinte periodicidade:
- aos 35 anos uma mamografia de base
- entre os 40 e 50 anos uma mamografia a cada dois anos
- a partir dos 50 anos uma mamografia anual
Obs. Esta recomendação é para mulheres sem nenhum fator de risco para o câncer de mama.


Fatores de risco
1. Sexo - ser mulher é o principal fator de risco para o câncer de mama
2. Idade - o risco de se desenvolver o câncer de mama aumenta com a idade sendo que a sua maior incidência está entre os 45 e 55 anos
3. Passado de câncer de mama - a mulher que já teve câncer de mama tem maior risco de desenvolver outro câncer, seja na mesma mama seja na mama oposta.
4. Histórico familiar - parente de 1º grau (mãe/irmã) com câncer de mama, principalmente se este ocorreu na pré-menopausa e foi bilateral.
5. História menstrual - menarca (1ª menstruação) precoce x menopausa tardia
6. Passado obstétrico - nunca ter engravidado ou ter tido a primeira gravidez após os 30 anos.
7. Dieta/Obesidade - sabe-se que a maioria dos casos dos cânceres está relacionada a fatores ambientais, entre eles a dieta.
Gordura animal tem papel na fase de promoção do câncer de mama.
Estudos mostram que 12% dos casos de câncer de mama na pós-menopausa estão relacionados à obesidade.


Câncer de mama!
A cura está em suas mãos.

Serviço de Utilidade Pública da TV Conde 

Reportagem: Mário Luiz (carioca)
Fotos: Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...