quarta-feira, 10 de novembro de 2010

IFPB e UFCG decidem manter o Enem

 
A Justiça Federal do Estado do Ceará proibiu, ontem, a divulgação do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria disponibilizado para consulta às 18h00 de ontem, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal de Fortaleza (CE), ratificou, ontem a sua decisão da última segunda-feira, de suspender o Enem em todo o País devido aos problemas detectados durante a aplicação do exame, no último final de semana. Na Paraíba, aproximadamente 95 mil estudantes fizeram o Enem. O Ministério da Educação divulgou nota informando que não divulgará hoje o sistema de requerimento para que os estudantes prejudicados façam as reclamações.
De acordo com a decisão da juíza cearense, também estão suspensos o recebimento de requerimentos administrativos de qualquer aluno prejudicado ou não, seja por preenchimento do cartão resposta, providências administrativas de guarda e tratamento do material utilizado no exame e, ainda, a realização das etapas que antecederem a publicação do resultado final.
“O exame do Enem está suspenso no estado em que se encontra, inclusive porque eventual divulgação do gabarito poderá acarretar acirrados ânimos entre os candidatos eventualmente aprovados e aqueles que não obtiveram resultado exitoso”, diz um trecho da decisão da juíza Karla de Almeida Maia. Para a juíza, as falhas detectadas causaram “todo tipo de transgressão às normas editalícias, especialmente no que se refere à presença de celulares dentro da sala de prova”.
UFPB
O pró-reitor de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdir Barbosa Bezerra, informou ontem que, apesar de a instituição ter destinado 10% de suas vagas (809) para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do MEC, essa indefinição no Enem não afetará a vida da universidade. “Não vamos sofrer influência. O processo de escolha da universidade só será em janeiro, de acordo com o calendário”, ressaltou.
UFCG
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) descartou a possibilidade de realizar um novo vestibular. Segundo o reitor, Thompson Mariz, não há mais tempo hábil para um novo concurso, até o início do ano letivo, marcado para fevereiro. Ele disse que no próximo ano, a Universidade deverá reavaliar se continua utilizando o Enem como forma de ingresso para os seus cursos de graduação.
IFPB
O diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), professor Joabson Nogueira de Carvalho, informou, na noite de ontem, que apesar de toda polêmica envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio, a instituição vai continuar usando a nota do exame como sistema de ingresso em 100% dos seus cursos. O processo não será alterado por causa das falhas no Exame neste final de semana.
MEC divulga nota sobre requerimento
No final da tarde de ontem, o Ministério da Educação divulgou, no site do Inep, na página do Enem (http://enem.inep.gov.br), uma nota informando que o gabarito do exame não seria divulgado ontem, como estava previsto, por causa da decisão judicial da Justiça cearense.
A nota diz ainda que o MEC também não divulgará hoje pela Internet “o sistema para requerimento de correção aos participantes que não tenham marcado o cartão-resposta na ordem numérica de seu caderno de provas realizadas no sábado, dia 6. A Advocacia-Geral da União, AGU, recorrerá da decisão ainda nesta semana”, diz a nota.
Estudantes estão preocupados
A liminar que pede a suspensão do Enem 2010, acatada pela Justiça Federal do Ceará, tem preocupado estudantes de João Pessoa, que poderão ser obrigados a refazer a prova, se o Ministério da Educação não conseguir reverter a decisão judicial. Além do desgaste de se submeter mais uma vez ao exame, considerado exaustivo, os candidatos temem encontrar uma prova mais difícil. Os alunos também se preocupam com a realização de um novo exame apenas para os candidatos prejudicados pelas falhas de impressão - de acordo com a sugestão do MEC - já que eles poderiam ser beneficiados com um nível da prova, dessa vez, mais fácil.
No último sábado, segundo dia de prova, os estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e na ausência de questões na prova amarela. O ministro da Educação, Fernando Haddad, tem dito que não há razão objetiva e técnica para cancelar a prova do sábado, mas não descarta a possibilidade de reaplicar o exame para os alunos prejudicados.
O aluno do 3º ano do Lyceu Paraibano, Thiago Marques, 18 anos, fez a prova do Enem e disse que não fica confortável com a ideia de alguns alunos serem submetidos a uma segunda prova. “Não tenho o menor interesse em fazer o Enem de novo, mas fico incomodado com o fato de alguns alunos refazerem o teste e encontrarem uma prova mais fácil”, comentou.
O estudante Helder Diniz, 18 anos, também não tem interesse em refazer a prova, principalmente porque acha que se saiu bem no exame. “O Enem não é um exame fácil, além de ser muito cansativo. Acredito que fiz tudo certo e não gostaria de passar por tudo isso novamente. Temos outras provas de seleção até o final do ano e não podemos pensar apenas no Enem”, comentou.
Central de Denúncias
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) criaram uma central de denúncias para receber reclamações de estudantes prejudicados pelos erros ocorridos durante a aplicação do Enem. A central funciona pelo e-mail enem2010@une.org.br e pelo telefone (11) 2771-0792, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Da Redação com  Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...