quinta-feira, 5 de maio de 2011

Grupo parafolclórico Jacoca comemora dez anos de atividades

 
Jacoca completa dez anos de atividades neste primeiro semestre de 2011. Para marcar a data, foi comemorado no último sábado no salão paroquial.

Para prestigiar o evento, estiveram presentes a chefe de gabinete Tânia Pimentel, vereador Luzimar Nunes, a cordernadora do Núcleo de Cultura Fátima Vitorino, o professor Célio Leonel, professor Magno Cunha, os ex-integrantes do grupo jacoca e vários moradores da cidade de Conde.

Sua História
Com o objetivo principal de resgatar a nossa cultura e de fazer com que os jovens de nossa cidade conhecessem um pouco mais de sua história, a Prefeitura Municipal de Conde criou no dia 02 de Abril de 2001, o Grupo Parafolclórico Jacoca, um projeto que começou através de um sonho, mas cresceu e tomou proporções maiores do que a esperada.
Foi dado ao grupo nome JACOCA, pois em torno desse nome existe uma lenda na qual uma índia e um índio se apaixonaram, mas por viverem em tribos diferentes tiveram seu amor proibido, mas sempre se encontravam as escondidas na beira de riacho, mas um dia eles foram descobertos e ao serem separados ela só disse uma palavra ao seu amor JACOCA que traduzido do tupi-guarani para o português significa ABRAÇA-ME, mas também o nome tem uma parte histórica, pois este foi o primeiro nome da nossa cidade, por este motivo geralmente no final de nossas apresentações sempre nos despedimos deixando “um grande abraço, pois jacoca significa abraça-me em tupi-guarani”.

Com apenas 10 anos de estrada o Grupo Já participou de vários Festivais de Folclore por esse Brasil, participou de congressos de naturismo, conferências estaduais, Encontros Culturais e Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore, Salões de Turismo, Salão do Artesanato Paraibano, Maior São João do Mundo em Campina Grande, abertura do Circuito Nacional do Turismo, Recepção da Caravana Brasil Nacional, Gravação para o Ministério do Turismo, Programa Bom dia Brasil da Rede Globo, Programa no Coração do Brasil da Rede Bandeirante, Recepção dos Governadores do Nordeste, Inauguração do Mussulo Beach Resort By Mantra na Praia de Carapibus-PB, Recepção do Navio Melody da MSC Cruzeiros no Porto de Cabedelo.

O Grupo já recebeu convites para festivais no exterior: Bélgica, Paraguai e Korea do Sul 2010 .O Grupo também recebeu um convite para o maior maratona de folclore do mundo que será em 2012 na korea do sul .Nos anos de 2002, 2005, 2006, 2007 e 2008 o Grupo Jacoca participou do Festival Nacional de Folclore na Cida de Olímpia-SP, em 2008 o Estado da Paraíba foi homenageado no maior festival de folclore brasileiro, graças ao esforço do  Grupo, em si levando o Jacoca a ser um dos homenageados mostrando o grupo em seu material de publicidade. O Grupo também participou do 37° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis-RS.

 
Todas as Quartas e Quintas-Feiras o Grupo Jacoca participa do By Night Parahyba Sim Sinhô-O Show da Terra, um espetáculo magnífico que mostra as riquezas da cultura paraibana, uma viagem pelo cancioneiro Nordestino. Com direção de Dada Venceslau e Roteiro de Alberto Arcela.


O Grupo tem apoio da Prefeitura Municipal de Conde e também da rede Hoteleira de nosso município. O Grupo é formado por 36 pessoas, incluindo dançarinos, professores, músicos e coordenação. O Grupo Parafolclórico Jacoca tem como principal objetivo e meta, mostrar a nossa cultura a todos e fazer com que as pessoas se interessem a preservar tudo aquilo que nos foi deixado por nossos antepassados.

Reportagem: Mário Luiz (carioca)
Fotos: Central Conde de Jornalismo
Com informações do Blog do Jacoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...