quarta-feira, 18 de maio de 2011

São Paulo

Desenho moderno de conjunto habitacional em comunidade na zona sul deixa moradores confusos



O projeto moderno do arquiteto Ruy Ohtake para o mais novo conjunto habitacional de Heliópolis - a maior favela de São Paulo, na zona sul da capital paulista - deixou os futuros moradores do edifício de linhas circulares confusos sobre como poderiam colocar os móveis em seus novos lares. Por causa disso, a prefeitura, por meio da Sehab (Secretaria Municipal de Habitação), decorou uma das unidades do prédio e o abriu para visitação. O apartamento-modelo ficará decorado até a entrega do primeiro prédio, em julho.

A Construbase, responsável pela obra, adquiriu os móveis e eletrodomésticos do apartamento-modelo. Vanessa Padiá, arquiteta responsável pela decoração, afirmou que todos os produtos foram comprados em lojas que oferecem preços acessíveis à classe C.

O objetivo da iniciativa de decoração da Sehab (Secretaria Municipal de Habitação) é mostrar ao futuro morador do conjunto habitacional que os apartamentos, de 50 m² cada, podem comportar confortavelmente uma família de cinco pessoas. O apartamento-modelo deve servir como um "showroom".
Eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos como TV de LCD, laptop, geladeira, máquina de lavar roupas e fogão de última linha fazem parte do projeto do apartamento "popular".



A proposta de auxiliar na decoração das moradias será uma prática comum nos projetos de urbanização de favelas, segundo a Sehab. Os conjuntos Real Parque, também na zona sul, e Comandante Taylor, também em Heliópolis, devem ter unidades-modelo decoradas.



Ainda não há um nome definido para o conjunto habitacional "redondinho" de Heliópolis. As famílias que compraram apartamentos e esperam a conclusão das obras foram incluídas no programa de auxílio aluguel da prefeitura.
Os  futuros moradores passarão a pagar as prestações do apartamento somente quando se mudarem para o conjunto habitacional. Cada parcela não poderá ser superior a 10% da renda familiar. O valor da unidade é subsidiado pela prefeitura.


 As obras estão divididas em duas fases. Na primeira etapa, que deve ser concluida até agosto de 2011, serão entregues 22 prédios, com 390 apartamentos. A capacidade máxima será de 1.326 moradores.



As primeiras unidades serão entregues às famílias em julho deste ano. Entretanto, a segunda fase do projeto, que irá incluir mais sete prédios e 152 apartamentos, deve ser concluida somente no final de 2012.
Daia Oliver/R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...