domingo, 21 de abril de 2013

Fiéis de São Jorge vão tomar ruas do Rio para homenagear o Santo Guerreiro

Amazonas prontas para a cavalgada de São Jorge em Cosmos
Amazonas prontas para a cavalgada de São Jorge em Cosmos Foto: Thiago Lontra / Extra
Fiéis se preparam para as homenagens a São Jorge, em seu dia, na próxima terça-feira. E vale ir a pé, de motocicleta ou montado no cavalo, a exemplo do Santo Guerreiro. Um grupo de mulheres de Cosmos, na Zona Oeste, já fez a sua escolha. Hoje, elas são 10% da cavalgada que reúne centenas de pessoas no bairro.
— Cavalgada costumava ser só coisa de homem. Acho que é porque São Jorge é um guerreiro. Eles se identificam mais com isso. Mas as mulheres também têm vez. E fé — defende Bárbara Pimentel, presidente do grupo Cavaleiros Unidos de Cosmos.
O grupo de mulheres participa da cavalgada há cinco anos. Elas inseriram na irmandade o uso de glitter na crina dos cavalos e de selas mais sofisticadas. Algumas chegam a comprar o equipamento de montaria todo em tons de cor-de-rosa.
Esta cavalgada de São Jorge acontecerá no dia dedicado ao santo, 23 de abril. A concentração dos cavaleiros será às 10h, em frente ao Regimento de Polícia Montada (RPMont), na Avenida dos Estados s/n, em Campo Grande, na Zona Oeste.
Apesar da potência de seus veículos ser medida em cavalos, são os motores de suas motocicletas que levarão participantes da Zona Sul à Igreja de São Jorge, no Centro. Motoclubes foram reunidos pela Associação de Batedores do Rio e, pelo décimo ano, farão uma procissão de motos, partindo do Forte de Copacabana.
— Somos 30 batedores, mas nos reunimos aos motoclubes. Os motociclistas têm uma relação muito íntima com São Jorge, um santo que foi guerreiro. É tradicional já. Somos os batedores da procissão no Centro da cidade — diz o presidente da associação, Sidnei Monteiro.
Celebração no Centro
Neste domingo, há missas às 9h, 10h e 11h30m. Nesta segunda-feira, às 9h, 12h e 18h. Terça-feira haverá missas de hora em hora, das 8h às 16h e às 18h e 20h. No dia 28, haverá missa campal às 9h, seguida de procissão. A Igreja de São Jorge fica na Rua da Alfândega 382, ao lado do Campo de Santana.
Motocicletas
Batedores homenagearão o padroeiro das Forças Armadas, na terça, com procissão de motos. Eles partirão às 10h da paróquia da Ressurreição, na Rua Francisco Otaviano, em Copacabana, e participarão de missa às 12h, na Igreja de São Jorge, no Centro.
Quintino
Segunda-feira, haverá missa de véspera, às 19h. Na terça-feira, serão celebradas missas às 5h e 7h, de hora em hora entre 9h e 15h, e às 17h e 18h. A procissão acontece às 16h, partindo da Igreja, na Rua Clarimundo de Melo 769.
Santa Cruz
Missas na capela de São Jorge, no Largo do Bodegão, na terça-feira, às 6h, 7h30m, 9h, 10h30m, 12h, 13h30m, 15h e 16h30m e 17h. Após as missas haverá procissão.

Mário Luiz  (Carioca) com Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...