quinta-feira, 18 de abril de 2013

Copa 2014: Luciano Cartaxo apresenta projeto do Centro de Treinamento de Seleções

Copa 2014: Luciano Cartaxo apresenta projeto do Centro de Treinamento de Seleções
Imagem: Assessoria
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, apresentou, na manhã desta quinta-feira (18), o projeto "João Pessoa na Copa". No evento, realizado no Paço Municipal, foi apresentada toda a estrutura planejada para o novo Centro de Treinamento de Seleções (CTS), que poderá abrigar equipes participantes da Copa do Mundo 2014.
"Este é um momento especial e um grande gol de toda a seleção de João Pessoa. Chegamos muito longe em um curto espaço de tempo e isso só foi possível devido a vontade que foi demonstrada por toda esta equipe", destacou o prefeito. "Agora precisamos do envolvimento e do esforço de todos. As seleções têm que perceber o interesse da cidade em recebê-las e isto tem que estar em nossa alma", convocou.
Luciano Cartaxo ainda destacou o legado que esse evento deverá deixar em João Pessoa, que começa com a estrutura do Centro de Treinamento. "A Copa é um evento esportivo, cultural, turístico e econômico. É uma oportunidade de ouro para a divulgação e o desenvolvimento de João Pessoa. E ainda teremos aqui um equipamento de primeiro mundo, que vai potencializar também o esporte local".
O secretário municipal do Esporte, Sérgio Meira, destacou a missão colocada pelo prefeito para que a Copa seja uma realidade em João Pessoa. "Apresentamos um projeto, fizemos as modificações necessárias e hoje podemos lançar este grande empreendimento para a cidade. Este é um equipamento que será uma grande herança para crianças e jovens e para o desenvolvimento de nosso esporte", declarou.
Já o secretário municipal do Turismo, Roberto Brunet, falou sobre o desenvolvimento do setor. "Esta é uma grande conquista para a cadeia produtiva do turismo pela certeza de que a cidade estará na rota de quem vem assistir o evento", afirmou. Para o secretário do Planejamento, Rômulo Pollari, "João Pessoa estava praticamente fora deste evento tão importante e que transcende os interesses da Copa e atende aos da sociedade".
Turismo - O Trade Turístico da Paraíba também marcou presença no evento. Para o presidente do Sindicato dos Guias Turísticos, Marcos Alencar, "esta é uma ação única, porque vai levar João Pessoa além do turismo histórico e de praia, inserindo na rota do esporte e lazer". O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Edilson Sobreira, destacou a necessidade de visão na administração pública. "Luciano Cartaxo já discutia a importância desta ação antes mesmo de ser candidato. Ele trabalhou muito por isso e mostrou que quem tem visão chega mais longe e mais rápido", afirmou.
Também estiveram presentes o deputado estadual João Gonçalves e os vereadores Bira Pereira, Dinho, Raoni Mendes e Marmuthe Cavalcante, que é presidente da Comissão de Esportes da Câmara de João Pessoa. Ainda prestigiaram a solenidade o presidente do Botafogo da Paraíba, Nelson Lira, o goleiro Genival e outros membros do Trade Turístico da Paraíba.
Estrutura - Após o término das obras, a Vila Olímpica de João Pessoa, no bairro do Valentina de Figueiredo, passará a ser um CTS, com toda a estrutura exigida pela FIFA para receber seleções. O espaço vai contar com um campo de futebol (68x105m), arquibancadas cobertas para 1.500 pessoas, um campo auxiliar, vestiários, estacionamentos e um bloco de apoio com acesso restrito a jogadores e membros da comissão técnica.

O local terá ainda uma copa, academia de ginástica, sala de fisioterapia, vestiários, banheiros, sala de reuniões e um espaço exclusivo de utilização da comissão técnica.
Em outro ambiente, abaixo das arquibancadas, ainda haverá um departamento médico, uma enfermaria e duas salas de imprensa. Uma das salas será utilizada pelos jornalistas para os trabalhos de cobertura e outra para que os jogadores e técnicos concedam entrevistas coletivas.
Aprovação - O projeto João Pessoa na Copa foi aprovado pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, na última terça-feira (16). O material foi apresentado pelo prefeito Luciano Cartaxo, e pelos secretários Sérgio Meira e Beto Brunet, durante reunião no Rio de Janeiro. Com a aprovação, a capital paraibana passou a concorrer oficialmente com outras cidades para sediar o treinamento de seleções que vão disputar o torneio.
Recursos - Os recursos para a construção do Centro de Treinamento de Seleções foram garantidos logo em seguida, em audiência com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O prefeito Luciano Cartaxo assegurou a liberação de R$ 2,5 milhões para o Centro de Treimanento.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...