quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Coronel Erir Ribeiro Costa Filho é o novo comandante-geral da PM no Rio de Janeiro


Coronel Mário Sérgio Duarte pediu exoneração do cargo na quarta à noite.
Secretário de Segurança esteve reunido com equipe desde as 7h desta 5ª f.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio informou, na tarde desta quinta-feira (29), que o novo comandante-geral da Polícia Militar é o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, que estava à frente do Centro de Comando e Controle da Secretaria.
"Os PMs já me conhecem. Faremos o melhor para estimular a corporação", disse ele.

O coronel falou que "é bom assumir em crise pois o crescimento vem da crise".
Em relação à formação dos policiais, ele afirma que "ser digno vem de berço. Não se aprende na academia". E explicou que existe na Secretaria de Segurança um plano para melhorar o currículo da formação dos policiais. Mas sobre o comportamento dos agentes, ele disse que quer uma corregedoria pró-ativa.
"Para se comandar uma unidade, claro que vamos ter que saber tudo dos futuros comandantes e a corregedoria vai ter que ser pró-ativa e a pró-atividade vai ter que vir de cima para baixo. Nós vamos tentar melhorar a instituição com os líderes. Os líderes têm que dar o exemplo", afirmou
Ele informou também que está procurando um novo corregedor que tenha o perfil de se antecipar aos fatos que vão surgir.
"Quem for pego, será responsabilizado", afirmou, se referindo a policiais com comportamentos irregulares que possam configurar crimes.
Costa Filho anunciou que pediu ajuda ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público para garantir que maus policiais não voltem à corporação. "Quando o mau policial volta, não é por culpa da corporação", disse.
Também foi nomeado o novo Chefe de Estado Maior Operacional, que será o coronel Alberto Pinheiro Neto. Ele tem 47 anos, sendo 26 de serviços prestados à PM. Foi comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de 2007 até 2009. A partir de 2009, ele passou a responder pela chefia da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e, desde fevereiro deste ano, acumula também o comando de Operações Especiais da corporação. O coronel teve participação fundamental na estratégia operacional da ocupação do Morro do Alemão em 2010), informou a Secretaria de Segurança.
Em entrevista à Revista Época, na noite de quarta-feira (28), Mário Sérgio Duarte afirmou: "Eu tinha de pedir para sair. O fracasso é meu".
Perfil do novo comandante
A Secretaria de Segurança informou que Erir Ribeiro Costa Filho, de 54 anos, tem 31 anos de serviços prestados à Polícia Militar. Ele é natural do Rio de Janeiro, casado e tem dois filhos.

O coronel Costa foi comandante do 14º BPM (Bangu), 4º BPM (São Cristovão) e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); comandante interino do Batalhão de Choque, Diretor Geral de Apoio Logístico do Quartel General e Comandante do Segundo Comando de Policiamento de Área (2º CPA). Atualmente, o comandante está integrando a equipe da Secretaria de Estado de Segurança, coordenando o Serviço de Atendimento de Emergência 190.
Beltrame admite que momento é de crise
O secretário de segurança, José Mariano Beltrame, admitiu na tarde desta quinta-feira (29) que o momento na área de segurança é de crise: “Não durmo desde domingo”, disse ele, sobre os episódios que envolveram a prisão do ex-comandante do 7º BPM, suspeito de envolvimento na morte da juíza Patrícia Acioli e a exoneração do coronel Mário Sérgio Duarte do comando da PM.
Segundo Beltrame, a polícia do Rio vem investigando e prendendo de policiais a comandantes.
“Seria melhor que isso não tivesse acontecido, mas aconteceu e este trabalho vai continuar para mantermos nossa legitimidade junto à população”.
O secretário disse ainda, em relação à exoneração de Mário Sérgio que defende a autonomia das instituições: “Dou autonomia às chefias, mas em contrapartida elas têm que prestar contas e assumir as responsabilidades".
Ele esteve reunido a portas fechadas desde as 7h desta quinta-feira (29) com a cúpula da Secretaria no Centro da cidade, para decidir quem assumiria o cargo.

Da Redação com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...