domingo, 25 de setembro de 2011

Vettel vence em Cingapura, mas Button estraga festa do título


O alemão Sebastian Vettel segue imbatível no mundial de 2011. É verdade que não conseguiu levantar o troféu do bicampeonato em Cingapura, mas com mais uma vitória no ano, o piloto da Red Bull está mais perto do que nunca do título nesta temporada. Agora, apenas Jenson Button tem chances matemáticas de título. O inglês da McLaren terminou a corrida na segunda colocação.


Quem fechou o pódio foi o australiano Mark Webber, com Fernando Alonso em quarto e Lewis Hamilton na quinta colocação. O sexto colocado na prova foi Paul di Resta, que chegou a andar em terceiro, com Nico Rosberg em sétimo e Adrian Sutil em oitavo. Felipe Massa foi o melhor brasileiro, em nono, e Sérgio Perez fechou os dez melhores da corrida.

Rubens Barrichello terminou em 12º com sua Williams e Bruno Senna foi o 15° - mesma posição de largada.

A Corrida

Apesar de ser um circuito de rua, a largada foi limpa, sem nenhum incidente. Na frente, Vettel conseguiu manter a ponta, enquanto Webber despencou de segundo para quarto e Hamilton de quarto para oitavo. Melhor para Button, que pulou para a segunda colocação, e para Alonso, que subiu para terceiro.

Atrás dos carros da Mercedes, o inglês da McLaren aproveitou o ponto de utilização da asa móvel e ganhou as posições para cima de Schumacher e Rosberg em dois voltas, nos giros 4 e 5. O quinto colocado na prova era Massa. Mais atrás, Barrichello perdeu uma posição na largada, para seu companheiro Pastor Maldonado, e Senna ganhou uma posição, de 15º para 14º.

No final da volta 10, Alonso apresentou uma queda brusca de rendimento, perdeu a posição para o Webber e resolveu fazer seu primeiro pit, colocando pneus macios. Na volta seguinte, entraram Massa e Hamilton. Quando retornaram à pista, os dois se estranharam – o inglês perdeu o ponto de freada e tocou o bico no pneu traseiro direito de Massa, provocando um furo na borracha e a quebra da asa. Os dois tiveram que fazer um pit extra.

Líderes isolados na prova, Vettel e Button fizeram seu pit na volta 13. No giro 14, a comissão confirmou a punição a Hamilton pelo toque com Massa. Depois de 20 voltas, as dez primeiras colocações estavam assim: Vettel, Button, Alonso, Webber, Rosberg, Schumacher, Sutil, Di Resta, Perez e Maldonado.

A segunda rodada de pit stop foi aberta na volta 24, pelo Rosberg, que utilizava pneus supermacios. Na sequência, entraram para o pit, Schumacher e Massa. Com pneus desgastados, Alonso também fez seu pit, perdendo a posição apenas para o Webber, caindo para quarto.

Na volta 30, uma disputa envolvendo o mexicano Perez, da Sauber, e a dupla da Mercedes, resultou em um toque espetacular de Schumacher na traseira do piloto da Sauber. O alemão decolou e ficou parado na barreira de proteção. O Safety-car teve que entrar na pista, gerando uma confusão nos boxes. Alinhados atrás do carro de segurança, os dez melhores na prova eram: Vettel, Button, Alonso, Webber, Di Resta, Rosberg, Sutil, Perez, Hamilton e Maldonado. Massa estava em 12º, Barrichello em 13º e Senna na 19ª colocação.

Na relargada da prova, no meio dos retardatários, enquanto Vettel sumia na frente, Webber partia para ganhar a terceira colocação para cima de Alonso. Quem também deu show após o safety-car foi Hamilton, que na relargada estava em nono, e foi ultrapassando um por um até chegar a quinta colocação, passando por Perez, Sutil, Rosberg e Di Resta.

Na volta 42, Massa fez seu quarto pit stop, quando ocupava a décima colocação. No mesmo giro, Kobayashi entrou no pit para pagar drive-through por não respeitar bandeiras azuis.

O australiano Webber também teve que fazer mais um pit, na volta 48, sendo o primeiro dos líderes a entrar nos boxes. No retorno à pista, o piloto da Red Bull foi para cima de Hamilton e ganhou a quarta colocação, com o inglês fazendo sua última parada na sequência. Quem também teve que fazer mais um pit foi Button, que estava em segundo, perdendo a posição para Alonso. O líder da prova, Vettel, fez sua parada com tranquilidade na volta 49, retornando tranquilamente na primeira colocação. Dos ponteiros, o último nos boxes foi Alonso, no giro 50.

Nas voltas finais da prova, Hamilton foi novamente quem deu show, fazendo ultrapassagens para cima de Perez, Sutil, Rosberg e Di Resta. Mais atrás, na briga de conterrâneos, Massa ganhou a décima colocação para cima de Barrichello. Na sequência, o brasileiro da Ferrari ainda ganhou a nona colocação para cima de Perez.

Temporada

A Fórmula 1 volta dentro de duas semanas, no dia 7 de outubro, com os primeiros treinos livres para o GP do Japão, 15ª etapa da temporada. A corrida será disputada no dia 9 de outubro.


Confira o resultado do GP de Cingapura:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 3 pit-stops
2) Jenson Button (ING/McLaren), 3
3) Mark Webber (AUS/Red Bull), 3
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 3
5) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 5
6) Paul di Resta (ESC/Force India), 2
7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 3
8) Adrian Sutil (ALE/Force India), 2
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 4
10) Sergio Perez (MEX/Sauber), 2
11) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 3
12) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 3
13) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 2
14) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 4
15) Bruno Senna (BRA/Renault), 4
16) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 3
17) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 3
18) Jerome d´Ambrosio (BEL/Virgin), 3
19) Daniel Ricciardo (AUS/HRT), 3
20) Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT), 4
OUT) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 3
OUT) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 3
OUT) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 2
OUT) Timo Glock (ALE/Virgin), 0


Da Redação com F1 Mania e Esporte Espetacular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...