Rio -  A polícia vai investigar a possibilidade de sabotagem e instaurou inquérito de lesão corporal para levantar as causas que levaram ao rompimento de cabos de sustentação durante a apresentação da peça Xanadu, no sábado à noite, no Teatro Oi Casa Grande. O ator Thiago Fragoso segue internado. Já Danielle Winits teve alta na noite deste domingo, que caíram de uma altura de quase cinco metros, continuam internados. Eles serão convocados a prestar depoimentos. Seis pessoas já foram ouvidas na 14ª DP (Leblon) e três espectadores se machucaram. Uma delas permanece no CTI.
Danielle e Thiago em cena no musical ‘Xanadu' | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Danielle e Thiago em cena no musical ‘Xanadu' | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
O próprio diretor do espetáculo, Miguel Falabella, levantou a hipótese de sabotagem na entrevista que deu logo após o acidente a O DIA. “É muito estranho que quatro cabos de aço arrebentem ao mesmo tempo. Estamos pedindo perícia para averiguar o que aconteceu”, disse ele que, neste domingo, em entrevista ao ‘Fantástico’, descartou essa suposição.

“Temos que esperar o laudo pericial para ver o que ocorreu. A gente não descarta nenhuma linha investigativa. Todo mundo ouvido disse que realmente tem que ser apurado o que aconteceu, porque a capacidade de cada cabo seria para aguentar 500 quilos. E, ao menos a princípio, o fato de um cabo romper não levaria ao rompimento dos demais”, disse a delegada adjunta da 14ª DP, Ana Paula Faria.
Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia
Thiago Fragoso sofreu fratura em cinco costelas. Ele está internado no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá. Seu quadro é estável e ele não tem previsão de alta. Já Danielle teve alta da Clínica São Vicente, na Gávea. Ela sofreu um corte na boca. Neste domingo, foram visitá-la o diretor da peça, Miguel Falabella, o namorado, Marcos Pasquim, e o ator Paulo Rocha.

Os cabos que se romperam foram fabricados na Inglaterra e comprados nos EUA. O equipamento e uma roldana foram levados para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). O laudo ficará pronto em 30 dias. Uma pessoa que assistia ao espetáculo contou à polícia que ouviu um barulho similar a uma chicotada um pouco antes de Thiago e Daniele caírem sobre a plateia.

Na delegacia, prestaram depoimento as atrizes Sabrina Korgut dos Santos e Sandra Maria Braga, do elenco do musical, além de Olavo Setembro Cavalheiro, um dos sócios da Set Cavalheiro FX — empresa responsável pelo equipamento que simula o voo dos atores em cena—, a técnica de efeitos especiais da FX Cora Cavalheiro Prazeres, o operador de luz Leandro de Oliveira e o diretor de palco Alex Ferreira. O irmão e sócio de Olavo, Heitor Cavalheiro, está nos EUA mas vai antecipar sua volta para depor.

Espectadora ferida conta como tudo aconteceu

Das três mulheres que estavam na plateia e ficaram feridas, uma delas, Marina Beckman, 73 anos, teve fratura na terceira vértebra e está no CTI do Hospital Norte D’Or, em Cascadura. Segundo a assessoria da unidade, a paciente não vai precisar ser operada, mas terá que usar cordão cervical. Não há previsão de alta. A amiga dela, Helena Maria Sampaio, da mesma idade, ficou ferida na perna direita. Ela disse que Thiago Fragoso ficou desacordado na hora do acidente.

“O pior já passou. Na hora, minha pressão subiu, chegou a quase 20. Foi um susto, sentimos muita dor na hora. Estava tudo escuro. Ouvimos um barulho e, em seguida, senti um impacto na minha perna. Minha amiga gritou e eu vi o Thiago na minha frente desacordado”, contou Helena Maria, que foi atendida no Hospital Miguel Couto e liberada. A outra vítima foi Flávia Florentina da Silva, que também sofreu escoriações em uma perna e já está em casa.

Por causa do acidente, Thiago Fragoso não vai mais entrar na novela da Globo ‘A Vida da Gente’, das 18h. Ele iria interpretar o novo par romântico de Manuela, personagem de Marjorie Estiano. O ator também vai ser substituído no espetáculo Xanadu. O preparador vocal dos atores da peça, Danilo Timm, deverá ficar no lugar do Thiago até a recuperação dele. Sem ferimentos graves, Danielle Winits pode voltar à peça já no próximo final de semana.

Da Redação com O DIA