sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sobe para 5 o número de corpos resgatados em desabamento no Rio

Segundo secretaria, corpos achados são de três homens e duas mulheres.
Prédios caíram na noite de quarta (25), na Avenida Treze de Maio.

Subiu para cinco o número de corpos resgatados no desabamento de três prédios, no Centro do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas na noite desta quinta-feira (26) pela Secretaria estadual de Defesa Civil.
De acordo com o órgão, os corpos encontrados são de três homens e duas mulheres.

Mais cedo, três corpos foram identificados. Segundo a Polícia Civil, dois deles foram identificados como Celso Renato Braga Cabral, de 44 anos, e Cornélio Ribeiro Lopes, de 73. Parentes também identificaram o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva.
Vinte e um desaparecidos
Logo após a confirmação da localização do quinto corpo, a Secretaria municipal de Assistência Social confirmou que ainda há 21 pessoas desaparecidas.
Mais cedo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou em coletiva à imprensa que 26 famílias procuraram informações sobre pessoas desaparecidas. Mas, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os primeiros quatro mortos localizados estariam entre os procurados.

Equipes de busca e salvamento continuam no local e contam com o auxílio de cães farejadores.
Polícia abre inquérito
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades do desabamento ocorrido na noite de quarta-feira (25). Nesta quinta-feira (26), o titular da 5ª DP (Mem de Sá), delegado Alcides Alves Pereira, ouviu sete testemunhas e dois policiais que prestaram socorro às vítimas logo após o colapso das estruturas. As informações são da assessoria da Polícia Civil.
Bombeiros buscam desaparecidos em desabamento de três prédios no Rio (Foto: AP)Bombeiros buscam desaparecidos em desabamento de três prédios no Rio (Foto: AP)

O desabamento ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de cinco pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal foi interditado nesta quinta. Os trabalhos de resgate continuam nesta noite.

Dano estrutural
Para o prefeito Eduardo Paes, a principal hipótese é que o desabamento tenha sido causado por um dano estrutural, já que não há informações sobre explosão ou vazamento de gás. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) informou que obras "ilegais", sem registro no conselho ou na prefeitura, eram realizadas no 16º andar.
Na hora da tragédia, testemunhas disseram ter ouvido a estrutura do edifício estalar antes de ir ao chão. Sobreviventes relataram momentos de desespero e quem estava no quarteirão diz ter visto muita poeira tomar conta de carros e imóveis após a queda das estruturas.
Buscas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 60 homens dos quartéis da Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista, São Cristóvão e Central trabalham nas buscas por desaparecidos no local do desabamento, na Avenida Treze de Maio. As equipes contam, ainda, com o apoio de quatro cães farejadores, retroescavadeiras e pás mecânicas.

Para facilitar o trabalho das equipes da Prefeitura do Rio e dos bombeiros em busca dos desaparecidos, trechos de ruas da região permanecerão fechados nesta quinta. Já as estações do metrô no Centro, que haviam sido fechadas na quarta-feira, funcionam normalmente desde as 5h. A Prefeitura pede que a população evite o local para facilitar a atuação das equipes.
Luto de três dias
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado do Rio de Janeirox em memória dos mortos no desabamento dos três prédios no Centro da cidade. De acordo com o governo do estado, o decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (27).
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o município fará o mesmo.
Feridos
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, seis pessoas ficaram feridas. No início da noite desta quinta, os três feridos que estavam internados no Hospital Souza Aguiar foram liberados. O quadro mais grave é o da mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.
Mapa detalhado dos prédios do desabamento no Rio (Foto: Arte G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...