sábado, 28 de janeiro de 2012

Traficante mais procurado do Rio, FB é preso em São Paulo


Rio - Ex-chefe do tráfico na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha; maior recompensa do Disque-Denúncia (2253-1177), R$ 10 mil; e um dos principais chefes do Comando Vermelho (CV): Fabiano Atanázio da Silva, o FB, foi preso na noite desta sexta-feira por policiais da 25ª DP (Engenho Novo) em Campos do Jordão, em São Paulo. O traficante é acusado de ter derrubado com um tiro o helicóptero da PM que sobrevoava o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em 2009, e de comandar a invasão à comunidade. Na queda da aeronave, três PMs morreram. A guerra no morro também matou inocentes.
Foto: Divulgação
FB é acusado de derrubar um helicóptero, matando dois policiais | Foto: Divulgação
FB estava foragido desde 2002, quando fugiu com 40 presos da Casa de Custódia Jorge Santana, em Bangu, através de túnel de 15 metros. Com ele, foi preso o traficante Luiz Claudio Serrat Corrêa, o Claudinho CL, e mais três bandidos. CL, cuja recompensa oferecida pelo Disque-Denúncia era de R$ 2 mil, é acusado de matar em 2008 o então diretor de Bangu 3, tenente-coronel José Roberto Lourenço.
Segundo investigações, na época, FB organizou reunião com comparsas para uma ‘missão’: executar Lourenço.
A maior preocupação da cúpula da Segurança Pública, minutos após as prisões, era a transferência de FB e de CL para o Rio. Foi pedido reforço à polícia de São Paulo para fazer a escolta dos criminosos, que devem chegar neste sábado ao Rio. os dois devem ser transferidos para presídios federais.
Em 2007, FB tentou tirar nova carteira de identidade. Segundo as investigações, o objetivo era montar um patrimônio, com outro nome, na Região dos Lagos no Rio e no Nordeste do Brasil. Em novembro daquele ano, o traficante se encaminhou ao Centro de Cidadania no Jacarezinho, dominado pelo Comando Vermelho. Preencheu ficha, entregou fotos 3x4 reais e certidão de nascimento falsa. As impressões digitais, porém, impediram a fraude.
FB tem 16 mandados de prisão por tráfico, homicídio, roubo, falsidade ideológica e uso de documento falso. Na tomada da Vila Cruzeiro pela Força de Pacificação, em 2010, policiais acharam a casa de FB.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
FB teria comandado ataque a rivais do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em outubro de 2009, quando bandidos derrubaram helicóptero da PM, matando três policiais | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Viagem para retomar os contatos
Não foi a primeira vez que FB foi para o interior paulista. Segundo investigações da Polícia Civil, o traficante fez viagens para para refazer contatos com fornecedores de droga, após a ocupação da Vila Cruzeiro. Após a ocupação, ele se refugiou no Morro do Chapadão, na Pedreira, onde tinha o apoio do traficante Régis Eduardo Batista, conhecido como matador de policiais, e Luis Fernando Nascimento Ferreira, o Nando Bacalhau.

Da Redação com ODia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...