sábado, 28 de janeiro de 2012

Ricardo autoriza investimento de R$ 1,8 milhão no teatro ICA em Cajazeiras

 
O governador Ricardo Coutinho autorizou na noite desta quinta-feira (26), a abertura do edital de licitação para a reforma e ampliação do Teatro Irácles Pires (ICA), em Cajazeiras. A autorização da obra, que está orçada em R$ 1,8 milhão, ocorreu em solenidade de comemoração aos 27 anos de fundação do teatro que tem vasta programação cultural até o domingo (29).
Na ocasião, Ricardo Coutinho e o escritor Irismar Alves di Lyra, de São José de Piranhas, também receberam títulos de cidadãos cajazeirenses concedidos pela Câmara de Vereadores. A homenagem ao governador foi proposta pelo vereador Nilson Lopes (Nilsinho) e aprovada por unanimidade.
Com a ampliação e modernização, o teatro ampliará sua capacidade de 180 para 278 lugares com novas cadeiras, salas de ensaio, camarim, palco, banheiros e total acessibilidade. O projeto de modernização – que tornará o ICA o maior teatro do sertão nordestino – foi apresentado pelo governador Ricardo Coutinho e muito comemorado pelos presentes. “Cajazeiras terá um teatro à altura da sua tradição cultural e educacional. Essa cidade possui a essência da cultura de onde saíram grandes nomes do teatro”, completou o governador.

Ele também agradeceu aos vereadores pela oportunidade de se tornar filho adotivo de Cajazeiras: “Fico muito feliz em receber esse título, justamente quando esse teatro completa 27 anos, e de anunciar a sua reforma e ampliação tão necessária e esperada”.
Templo cultural – A presidente da Fundação Espaço Cultural, Lú Maia, destacou a importância dos investimentos para a revitalização do ICA, considerado templo da cultura no Sertão. Ela fez um relato histórico sobre o teatro desde a atuação do grupo de Teatro Amador de Cajazeiras (TAC).
O ator e ativista cultural cajazeirense, Rivelino Martins comemorou o início da licitação para a modernização do teatro que considera algo essencial, cobrado há muito tempo pela classe artística e pela população de Cajazeiras. “Isso será um marco da cultura do município assim como foi a própria construção do teatro”, disse.
A abertura da programação comemorativa ao aniversário do Teatro ICA contou com as presenças do secretário de Governo, Lindolfo Pires, do secretário executivo de Governo, Lúcio Flávio, do presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Marcos Barros, de vereadores, do ex-prefeito Carlos Antônio, do diretor do teatro, Orlando Maia, do suplente de senador, Deca do Atacadão, do superintendente do Sebrae, Júlio Rafael, do secretário de Cultura de Cajazeiras, Júnior Cultura, além de Péricles Pires, filho de Irácles Pires e do teatrólogo Ubiratan de Assis, que fez um discurso sobre a história do teatro ICA e seu papel na cultura e na tradição da arte teatral de Cajazeiras.

Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...