quarta-feira, 28 de março de 2012

Exames mostram que tumor de Lula desapareceu

Exames mostram que tumor de Lula desapareceu
Os exames aos quais o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido nesta quarta-feria (28) mostraram o desaparecimento do tumor que ele tinha na laringe. Ao R7, o oncologista Paulo Hoff, do Hospital Sírio-Libanês, disse que, no momento, "não há mais evidências" do câncer, que havia sido diagnosticado em outubro do ano passado.

A informação foi confirmada também por uma fonte do hospital que não quis se identificar. De acordo com essa fonte, um boletim médico deverá ser divulgado ao meio-dia.

Lula chegou ao hospital às 8h e foi direto fazer os exames. Após receber o diagnóstico, o ex-presidente foi embora, por volta de 11h30.

Segundo Hoff, o ex-presidente passou por uma ressonância e um exame de imagem que permitiu visualizar o local em que estava o tumor com uma câmera.

Embora não haja mais evidências do tumor, os médicos evitam, porém, falar em cura. Para que seja considerado totalmente livre da doença, Lula precisará fazer um acompanhamento nos próximos anos.

A bateria de exames de hoje estava marcada para a última sexta (24), mas a equipe responsável decidiu adiá-la para que o ex-presidente pudesse se recuperar completamente de uma inflamação na garganta que o acometeu na última semana.

Além disso, segundo a equipe médica, uma cicatrização ainda incompleta, por exemplo, da região queimada na radioterapia, poderia interferir nos resultados dos exames de hoje. Por isso, optou-se por esperar.

Lula, que tem 66 anos, também se recuperou recentemente de uma pneumonia que o deixou internado por uma semana no início deste mês.

Durante a internação por causa da infecção dos pulmões, a equipe médica tratou Lula com antimicrobianos. A pneumonia ocorreu em razão de uma queda no sistema de defesa do organismo do ex-presidente, o que é normal para quem passou por três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia para combater o câncer na laringe.

Como a região da garganta ficou machucada por causa da radioterapia, o ex-presidente vem enfrentando dificuldades para falar e se alimentar. Com uma dieta rígida, baseada na ingestão de líquidos, ele perdeu 18 quilos.


Rafaela Soares com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...