terça-feira, 27 de março de 2012

União retira barracas da orla de Coqueirinho

A Justiça ordenou a destruição de 9 barracas e uma casa na orla da praia de Coqueirinho e a prefeitura tem o prazo de 3 dias para finalizar a operação. 


Na manhã desta terça-feira (27), teve início uma ação de remoção das Barracas na praia de Coqueirinho, na cidade do Conde, Litoral Sul da Paraíba.

A Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Ajuizou na Justiça Federal ação civil pública solicitando a demolição e a retirada das barracas de praia de Coqueirinho (Costa de Conde), que estejam na areia das praias.

Segundo o presidente da associação dos barraqueiros de Coqueirinho, Marconi Almeida, a retirada foi uma ordem da Justiça Federal, pois as barracas estavam instaladas em uma área de preservação ambiental da União.

A retirada foi feita pela Superintendência do Patrimônio da União, Ibama, e com apoio das Polícias: Federal, Militar Florestal e a Guarda Municipal. 

O presidente da associação informou que a ação de retirada foi tranquila porque todos os comerciantes já sabiam que ela ocorreria. “Foi melhor para nós, vamos ser levados para um ponto melhor”, completou Marconi.

Projeto Orla de Coqueirinho sai do Papel e 9 barracas serão construídas para atender ao turismo

Segundo o Coordenador do Núcleo de Jacumã Eduardo Cassol, o projeto chega em boa hora, no momento em que a Costa do Conde está sendo elevada como o mais novo point do turismo nordestino. “Outros projetos associados a mais essa ação estão em andamento e serão lançados ainda este ano tanto pelo poder público como pelo privado”, afirmou Eduardo.

De olho na Copa do Mundo de 2014

Para o procurador geral da Prefeitura, Hermann Lundgren, o novo ponto de concentração de turistas na Praia de Coqueirinho criará mais uma opção de atrativo já pensando na Copa do Mundo de 2014. “Estamos com o firme propósito de dotar a cidade de uma infraestrutura capaz de atender todos os nossos visitantes, principalmente os estrangeiros, que têm sido a maior fonte de renda do setor hoteleiro”, disse o procurador.

Segundo Marconi Almeida, cada permissionário da orla ficou ciente que é responsável pelo empreendimento, e que o não cumprimento do contrato de uso pode acarretar na perda da permissão.

 “A Prefeitura fez a parte dela, fez o projeto da Orla de Coqueirinho a Construtora vai construir as barracas. Agora é preciso que cada empreendedor saiba gerenciar”.

Ainda de acordo com Marconi, os comerciantes removidos vão se instalar no Centro Turístico de Coqueirinho. Ele disse que a obra começa a ser feita ainda esta semana, deve estar pronta em três meses e vai contar inclusive com uma praça de alimentação.
Os turistas serão os mais beneficiados com o novo projeto, Praça da Vicência da Praia de Coqueirinho, uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Conde, Associação dos Barraqueiros de Coqueirinho, Patrimônio da União entre outros órgãos de preservação ambiental.

O resultado não poderia ser melhor: numa concepção genial do arquiteto Frankie Muniz, a Praça da Vivência de Coqueirinho será construída em uma área de 3.518 metros quadrados, onde 170 metros quadrados serão destinados à construção de quiosques que abrigarão turistas e comerciantes, num dos cartões postais da Paraíba, a Baia de Coqueirinho-Costa do Conde.

A área destinada para cada quiosque será de 18 metros quadrados, com 60 metros quadrados destinados a disposição de mesas para atender aos turistas. Os materiais empregados, na obra, são totalmente ecológicos como telhas vegetais e madeiras. As áreas comunitárias serão instaladas sob caramanchões onde a vegetação nativa será o destaque do projeto.
A urbanização da Baia de Coqueirinho era uma reivindicação antiga dos comerciantes locais, bem como dos inúmeros turistas que visitam, anualmente, a mais bonita, segundo opinião de paisagistas nacionais, a praia mais bonita do Nordeste brasileiro e uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.

Praça da Vicência da Praia de Coqueirinho
Serão construídas 9 barracas na Orla de Coqueirinho, em substituição às barracas antigas.
Reportagem: Rafaela Soares 
Fotos: TV Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...